Brasil
Lava Jato cumpre mandados de prisão por propina paga a 2 ex-ministros

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a 63ª fase da Operação Lava Jato, denominada Carbonara Chimica. São cumpridos, em São Paulo, dois mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão. Os policiais também cumprem dois mandados de busca e apreensão na Bahia.
Os presos serão levados para a sede da Polícia Federal em São Paulo e, posteriormente, para a superintendência do Paraná, onde serão interrogados.
A investigação indica que o Grupo Odebrecht fazia pagamento de propina periódica a dois ex-ministros. Os valores eram contabilizados em uma planilha denominada “Programa Especial Italiano”. Os investigados eram identificados como “Italiano” e “pós-Itália”.
Com a propina, eram aprovadas medidas provisórias, como um refinanciamento de dívidas fiscais que permitiria a utilização de prejuízos fiscais das empresas como forma de pagamento.
“Há indicativos de que parte dos valores indevidos teria sido entregue a um casal de publicitários como forma de dissimulação da origem do dinheiro”, informou a Polícia Federal.
Os mandados foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba. Foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados, no valor de R$ 555 milhões.
-
Brasil30 minutos ago
Janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais está aberta até o dia 20 de abril
-
Brasil43 minutos ago
Páscoa: Agência de Metrologia alerta que ovos de chocolate com brindes devem ter a atenção redobrada do consumidor
-
Brasil36 minutos ago
Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
-
Brasil45 minutos ago
Tocantins discute diretrizes para implementação da rastreabilidade bovina
-
Brasil33 minutos ago
Estado abre inscrição para expositores na 5ª edição da Feira do Servidor
-
Brasil32 minutos ago
Dois novos serviços são disponibilizados pela Ageto por meio do Portal de Serviços
-
Brasil26 minutos ago
Tocantins renova travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito por mais três meses
-
Palmas1 hora ago
Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025