Cidades
Judô feminino do Tocantins fatura três medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros
Competições ocorrem no Rio de Janeiro até o dia 15 de novembro e contam com mais de 200 estudantes tocantinenses
Por Elvio Marques/Governo do Tocantins
Com grandes disputas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), o Tocantins conquistou nessa sexta-feira, 4, mais três medalhas no judô feminino: duas de prata e uma de bronze. As competições ocorrem nos Palcos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro até o dia 15 de novembro.
As medalhas de prata foram para as estudantes-atletas Kamila Ibiapina de Souza Durão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na categoria até 58 kg; e para Kyara Pareja Leite, do Centro Educacional São Francisco de Assis, até 64 kg. A medalha de bronze foi conquistada por Ana Julia Ramos Ruiz, do Colégio Presbiteriano Mackenzie, até 53 kg.
No último dia 3, o taekwondo também levou medalha de prata, conquistada pelo atleta Alexandre Tavares, da Escola de Tempo Integral Rita Andrade Santos de Paraíso do Tocantins, da categoria até 37 kg.
Além dessas modalidades, competiram nessa sexta-feira, na fase classificatória, os estudantes-atletas de basquete, futsal e vôlei de praia, ambos nas categorias masculino e feminino, além do xadrez.
Medalhistas
Com a medalha de prata nas mãos e um sorriso no rosto, Kyara Leite, afirmou que o judô é um esporte de muita dedicação e respeito com o próximo. “Treinamos muito para estar aqui, nos dedicamos e, hoje, colhemos o resultado de tudo isso. Estou muito feliz em representar o Tocantins”, complementou.
Kamila Ibiapina de Souza Durão revelou que estava muito ansiosa, mas lutou com garra para chegar no pódio com resultado positivo. “Eu estou muito contente. A cada luta eu queria vencer mais e mais, e esse resultado mostra todo esse nosso esforço”, ressaltou.
Judô
Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX.
Tocantins
Este ano, são 210 atletas e 50 técnicos tocantinenses participando dos JEBs. O Tocantins tem representantes em 16 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação (masculino e feminino), tênis de mesa, taekwondo, karatê, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino) e voleibol (masculino e feminino) e wrestling.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate