Cidades
IAC apresenta Planta Genérica de Valores em Audiência Pública
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins e o Instituto de Atenção às Cidades promoveram Audiência Pública, no dia 19, para apresentação da Planta Genérica de Valores do município. O ato, ocorrido no auditório da ACIP contou com a presença de servidores municipais, das secretárias Ingrid Rebelo (Administração e Finanças), Lizete Coelho (Educação e Cultura) e Rosirene Leal (Saúde), do vereador Daniel Medeiros e da equipe técnica do IAC.
De acordo com Felipe Marques, professor da UFT e coordenador do projeto, o trabalho de atualização da planta genérica se iniciou em setembro do ano passado. “A UFT empregou a melhor técnica para obter uma espécie de radiografia dos terrenos e casas dentro destes lotes. Depois desta etapa foi elaborada a planta genérica de valores, baseada em ampla pesquisa do mercado imobiliário e outras fontes para estabelecer o valor do metro quadrado. O resultado é expressivo porque conseguimos uma boa atualização na arrecadação municipal que vai refletir diretamente nos investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança e mobilidade”, explicou Marques.
Ainda sobre a atualização da Planta, Marques afirma que não vai impactar tanto o bolso do contribuinte. “Foi realizado um trabalho com o conceito de justiça tributária. O que isso significa? Que a cobrança será diferenciada. Aqueles que residem em casas maiores e em bairros com mais oferta de infraestrutura pública vão pagar mais do que aqueles que moram em bairros mais simples e com menos ofertas desses serviços”, enfatizou Felipe.
Ingrid Rebelo, secretária de Administração e Finanças, informou que esta apresentação se deu depois da realização de outras reuniões, com a participação da comunidade e de vereadores. O projeto segue agora para a Câmara de Vereadores, onde entra em trâmite de votação dos parlamentares. A expectativa é que o projeto entre em vigência ainda em 2019.