Cidades
I Encontro de Caiaqueiros de Porto Nacional tem como um dos objetivos entrar para a rota do turismo de pesca esportiva do município
O evento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, que conta com apoio do Sebrae e outros parceiros
Fomentando o turismo, o desenvolvimento sustentável e a valorização das potencialidades locais, a prefeitura de Porto Nacional, em parceria com Sebrae e os amantes da pesca esportiva, realizaram neste sábado, 11, o I Encontro de Caiaqueiros de Porto Nacional. A ação, que contou com cerca de 50 inscritos, faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional, que objetiva incluir o município na rota do turismo nacional.
O evento de valorização da pesca esportiva contou com a participação de diversas famílias e distribuiu mais de 40 brindes aos participantes, além de um prêmio exclusivo para o caiaqueiro que pescou o maior peixe tucunaré. A ação foi realizada na Estância São José, município de Porto Nacional, com vistas também a valorizar e incluir os pequenos empresários da região no Trade do turismo regional.
O primeiro encontro de ‘caiaqueiros’ foi um verdadeiro sucesso. Segundo a diretora do Turismo de Porto Nacional, Ângela Dantas, a expectativa do evento era de que tivessem apenas 20 inscritos. “Estávamos esperando poucas vagas e de repente nos deparamos com 50 inscritos neste encontro de caiaqueiros. O número de inscritos só não foi maior porque a estrutura que organizamos não suportava, mesmo assim tivemos caiaqueiros de diversas cidades do estado”, explicou a diretora.
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
Para o Empresário, Guia de Pesca Esportiva e organizador do encontro, Roberto Batista, Porto Nacional será ainda mais conhecida pela pesca esportiva dentro do turismo brasileiro. “Estamos muito felizes por ver algo que, inicialmente seria pequeno, se tornar grande com a parceria da prefeitura e do Sebrae. A pesca esportiva está cada vez mais forte em Porto Nacional e no estado, com a valorização dessa modalidade aqui no município, não tenho dúvidas de que o turismo ficará forte em Porto Nacional”, destacou Roberto.
Ao final do dia, os caiaqueiros que estavam em busca do maior tucunaré no lago de Porto Nacional, retornaram para o ponto de partida e o prêmio de um troféu e uma carretilha de pesca, ficou para o servidor público estadual Helson Carvalho, que durante o pesque e solte, garantiu o prêmio com um tucunaré de mais de 56 centímetros. “O prêmio é simbólico, o maior troféu foi participar do evento, fomentando a pesca, soltando o peixe que é o mais importante e fazendo a alegria de todos. Confesso que não esperava esse prêmio até porque sabemos que a pesca é realmente uma caixinha de surpresas e todos têm a mesma chance”, colocou o vencedor da pesca esportiva do Primeiro Encontro de Caiaqueiros de Porto Nacional.
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação
-
Brasil1 dia ago
Centro Socioeducativo promove Curso de Barbeiro
-
Brasil1 dia ago
Publicado edital para seleção de empresas interessadas em participar da 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa
-
Cidades2 dias ago
Curso de formação para guardas metropolitanos avança para fase teórica e prática
-
Cidades1 dia ago
Naturatins apreende mais de 2 mil metros de redes
-
Cidades1 dia ago
Naturatins conclui agenda de orientações sobre a Piracema no norte do Estado
-
Política1 dia ago
Estado orienta municípios sobre a realização das conferências municipais para a 6ª Conferência das Cidades
-
Cidades2 dias ago
Saúde de Palmas realiza as primeiras castrações de cães e gatos de 2025
-
Brasil1 dia ago
Tocantins arrecada de mais de R$ 30 mi em Compensação Financeira pela Exploração Mineral no Estado