Connect with us

Cidades

Governo do Tocantins confecciona e entrega aos municípios 6,3 mil unidades do Cartão Intermunicipal do Idoso de janeiro a abril

Setas também orienta às equipes dos Cras dos municípios sobre a montagem do processo para o acesso ao Cartão

Published

on

Aos beneficiários, o Cartão garante passagens gratuitas nos transportes rodoviários e aquaviários para viagens no Tocantins - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

De janeiro a abril de 2022, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), confeccionou e entregou aos municípios tocantinenses 6.315 cartões. O Cartão Intermunicipal do Idoso garante aos beneficiários passagens gratuitas nos transportes rodoviários e aquaviários para viagens no Tocantins.

A gerente de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Raíza Moura Ramos, falou sobre a responsabilidade da secretaria na emissão dos cartões. “A Setas orienta, aos técnicos dos Cras [Centro de Referência e Assistência Social], de todos os municípios sobre a montagem dos processos para o acesso do idoso ao Cartão Intermunicipal. A secretaria também é responsável por processar os dados cadastrais recebidos, emitir os cartões e encaminhar aos municípios de origem”.

O Cartão Intermunicipal do Idoso é uma política pública do Governo do Tocantins prevista na Lei Estadual n° 2001, de 17 de dezembro de 2008. Os ônibus devem reservar duas vagas por viagem para os idosos, e os micro-ônibus e vans uma vaga; no caso de excedidas as vagas, a empresa deve dar 50% de desconto no valor da passagem.

Cabe à Agência Tocantinense de Regulação (ATR) a fiscalização das empresas para o cumprimento da Lei, e as reclamações poderão ser feitas pelo telefone (63) 3218-7618.

Como obter o Cartão Intermunicipal do Idoso

Para obter o Cartão, a pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, residente no Tocantins e com renda de até dois salários mínimos, deve ir ao Cras do seu município, levando cópias legíveis do RG e do CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda e duas fotos 3×4, recentes e coloridas. Caso o idoso não tenha comprovação de renda, pode preencher uma declaração.

Reuniões técnicas de orientações aos municípios

A equipe técnica da Setas, responsável pela orientações aos municípios, promove  reuniões em maio e junho com as equipes dos Cras municipais para orientação sobre as montagens dos processos para acesso do idoso ao Cartão Intermunicipal.

O primeiro encontro on-line ocorreu nessa quarta-feira, 25, e atendeu 40 municípios das regionais Centro Leste e Norte III. As próximas reuniões ocorrem em 15 de junho, para as regionais Norte I e Norte II; e no dia 22 de junho, para as regionais Centro Oeste, Sudeste e Sudoeste.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas