Cidades
Fórum Estadual de Lixo e Cidadania do Tocantins realiza primeira reunião por videoconferência
Encontro teve como pauta um levantamento das empresas que atuam na área de resíduos sólidos
Membros do Fórum Estadual de Lixo e Cidadania do Tocantins (FELC-TO) se reuniram pela primeira vez, em 2020, nessa quarta-feira, 8, para tratar assuntos pertinentes ao Fórum. A reunião foi realizada por meio de videoconferência, seguindo o decreto estadual para evitar aglomerações que possam propagar o novo Coronavírus (Covid-19).
Durante o encontro foi discutida a realização de um levantamento das empresas privadas, associações, cooperativas, catadores e catadoras individuais que atuam nas áreas de resíduos sólidos de materiais recicláveis. A proposta é que seja realizado de forma online, através de um questionário que contará com o apoio de todos os membros do Fórum.
A geóloga e suplente do coordenador do FELC, Sandra Sonoda, participou da reunião e destacou a necessidade do levantamento. “É importante sabermos quantas entidades atuam nesse setor de reciclagem e o volume de materiais recicláveis gerados no Estado”, pontuou. Ainda segundo a geóloga “conhecer a situação dos catadores, das associações e das cooperativas é importante para obtermos informações e conseguirmos ajudá-los a regularizar a situação jurídica dessas entidades”.
O FELC tem caráter permanente de discussão, proposição, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos no Estado do Tocantins, segundo os princípios do Programa Nacional Lixo e Cidadania, envolvendo entidades governamentais, não governamentais, de caráter acadêmico e de representação social, relacionadas à questão.
Participantes
O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa); Meio Ambiente e Saúde (UTE); Prefeitura de Cachoeirinha, Sandolândia, Combinado, Rio Sono, Crixás; Ministério Público do Tocantins (MP-TO); Consultoria Particular; Sociedade Civil Organizada; Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aragominas, Fátima, Colinas do Tocantins; Grupo da Família de Reciclagem de Plástico e Indústria de Cordas; Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palmas (CDIS); Associação Decide; Associação de Moradores da Quadra 21 (AMA 21); Rede Recanto; Associação Tocantinense de Biólogos (ATOBIO) e Conselho Regional de Biologia 4ª Região (CRBIO4).