Cidades
Fiscais de Obras e Posturas e outros agentes intensificam combate à dengue
Em tempo de chuvas todo cuidado é pouco no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Diante disso, fiscais de Obras e Posturas, guardas metropolitanos e agentes de endemias intensificaram os trabalhos de inspeção e de entrada forçada em imóveis abandonados e lotes baldios que foram denunciados por vizinhos.
Nos locais são encontrados mato alto, entulhos, restos de materiais de construção abandonados e focos do mosquito. A irregularidade de não fazer a limpeza do terreno é infração ao artigo 144 do Código de Postura do Município, que determina que os lotes, com ou sem, edificações devem ser mantidos limpos, isentos de quaisquer materiais nocivos à vizinhança. Devendo a limpeza ser realizada pelo menos duas vezes ao ano. O mesmo artigo ainda proíbe conservar fossas abertas, escombros e construções não habitadas.
Como nesses casos os fiscais não conseguem recolher a assinatura do infrator, as notificações são realizadas por meio do Diário Oficial do Município (DOM), método amparado pela legislação. O proprietário tem cinco dias corridos para fazer a limpeza do terreno e em caso de descumprimento é autuado. Por vezes, em caso de lote com mato alto, o mutirão conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que realiza a limpeza da área, e o valor do serviço é cobrado na conta de IPTU da propriedade.
Legislação
Desde a aprovação da Medida Provisória Nº 712/2016 é permitido o ingresso de agentes de Endemias em imóveis públicos e particulares abandonados ou em locais onde o proprietário não esteja para garantir o acesso, para realização de ações de combate ao zika vírus, à dengue e à febre chikungunya. A ação é realizada com apoio de um chaveiro, para preservar a integridade dos imóveis.
Dicas de como manter o ambiente livre do Aedes
– Tampe os tonéis e caixas d’água
– Mantenha as calhas sempre limpas
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
– Mantenha lixeiras bem tampadas
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas
– Limpe ralos e canaletas externas
– Atenção com plantas que podem acumular água
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar formação de poças d’água
– Faça a limpeza do terreno sempre
Texto: Wédila Jácome
Edição: Deni Rocha