Estado
Feiras de ciências de unidade de ensino da rede estadual é referência em livro sobre processos de ensino-aprendizagem
Publicação busca compreender e analisar as metodologias de ensino por meio de projetos da Feira de Ciências na perspectiva de Letramento e Divulgação Científica
O Colégio Estadual Jorge Amado, de Araguaína foi cenário de estudos para a contextualização e produção do livro Feira de Ciências: estratégia de ensino-aprendizagem por meio de projetos na perspectiva de letramento e divulgação científica. A obra de autoria do professor mestre em ensino de Ciências e Matemática, Maiko Feitosa, tem a coautoria do orientador do mestrado, doutor em Química e coordenador do curso de Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Joseilson Alves de Paiva.
Lançado este mês, o livro tem como objetivo expor as compreensões teóricas e metodológicas, observadas no processo de ensino-aprendizagem durante formação de estudantes da educação básica, que puderam ser evidenciadas mediante a exposição da Feira de Ciências do Colégio Estadual Jorge Amado.
Conforme os autores, a ideia do livro surgiu a partir da observação da necessidade dos professores driblarem o desinteresse aliado às dificuldades de aprendizagem dos estudantes em processos de ensino que considerem apenas metodologias tradicionais. A Feira foi considerada como um mecanismo interdisciplinar para trabalhar conteúdos das disciplinas da área de Ciências da Natureza, levando em consideração o referencial curricular utilizado na escola.
Tendo como objeto de estudo a Feira de Ciências, utilizada como estratégia de ensino na perspectiva de letramento e divulgação científica, a publicação apresenta suas considerações ao compreender o processo de ensino-aprendizagem por meio da iniciativa da unidade de ensino. Nessa perspectiva, tornou-se necessário que educadores e pesquisadores buscassem ferramentas metodológicas diversificadas, que suprissem as questões estruturais e situações pedagógicas do cotidiano.
Para o professor e autor da obra, Maiko Feitosa, a expectativa é que os resultados e discussões descritos no livro possam ser provocadores de reflexões sobre a prática docente na ciência. “Acreditamos que as pesquisas, por mais singelas que forem são inacabáveis, e as discussões terão que ser constantes em todos os níveis do âmbito educacional, para que de fato o sistema cumpra seu papel, e dentro desse movimento os projetos de feira de ciências possam contribuir com essa mudança de visão, por parte dos estudantes e professores, sobre a necessidade da compreensão da ciência como parte de nossas vivências”.
O professor ministra aulas no Colégio há 8 anos e desde 2019 trabalha paralelamente no projeto do livro. Para realização da escrita os autores utilizaram os resultados da aplicação de questionários e de fichas de observação aplicados com estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio, durante o processo de desenvolvimento de um evento realizado em 2019, no Colégio Estadual Jorge Amado.
Para a diretora do colégio, Sandra Maria Melo, poder contar com um profissional que impulsiona e inova na metodologia de ensino faz a diferença. “É um orgulho contar com profissional dedicado, que está sempre em busca do aperfeiçoamento das aprendizagens. Estamos felizes pelo Colégio Jorge Amado ter sido palco para concretização desse importante trabalho, que tão bem representou a equipe e o protagonismo estudantil da nossa escola”.
Edição: Luiz Melchiades