Cidades
Em Gurupi, operação ‘Monitorados’ fiscaliza reeducandos que usam tornozeleira eletrônica
Operação ocorreu nesta quinta-feira, 31, na região de Gurupi, com visitas domiciliares a 82 reeducandos
A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen TO), realizou nesta quinta-feira, 31, ação da Operação Monitorados na região de Gurupi com visitas domiciliares a 82 reeducandos que utilizam tornozeleiras para cumprir suas penas. Participaram da operação 12 Técnicos de Defesa Social (TDS’s) e 13 policiais militares.
Durante a operação foi constatado que todos os reeducandos estavam utilizando adequadamente o equipamento. Ainda durante a operação dois reeducandos tiveram suas tornozeleiras trocadas e mais seis passaram a utilizar as tornozeleiras depois da audiência de monitoria. Com isso, atualmente, 90 reeducandos estão sendo monitorados no município de Gurupi.
Conforme o chefe da Central de Monitoramento do Estado do Tocantins, Rhomenyng Afonso, para o bom funcionamento e agilidade da operação o grupo de 25 servidores se dividiu em duas equipes. “As equipes foram incumbidas da missão de visitar a residência dos reeducandos beneficiados com tornozeleira e fiscalizar se eles estavam fazendo o bom uso do equipamento”, explicou Rhomenyng, que acrescentou dizendo que não aconteceram ocorrências por mau uso dos aparelhos.
Também foram fiscalizados os reeducandos que trabalham na obra de ampliação do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (Unidade de Cariri).
Monitorados Palmas
Em ação anterior, 172 reeducandos do município de Palmas tiveram suas tornozeleiras trocadas, 152 são presos do regime semiaberto e 20 cumpridores de medidas cautelares.