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Cidades

Educação abre oportunidade para professores pesquisadores contribuírem com o Documento Curricular do Tocantins

Interessados deverão se inscrever por meio de formulário até dia 16 de setembro

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Documento Curricular do Tocantins - etapa Ensino Médio está aberto a contribuições por meio de consulta pública

Dando continuidade ao processo de construção democrática do Documento Curricular do Tocantins – etapa Ensino Médio (DCT/EM), que está aberto à contribuições por meio de consulta pública de profissionais e escuta de estudantes, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) abriu espaço, também, para pesquisadores apresentarem parecer Ad Hoc acerca do documento.

Podem apresentar as contribuições pesquisadores vinculados à Instituição de Ensino Superior, no Tocantins, e a grupos de pesquisa e/ou projeto de pesquisa com estudos voltados, preferencialmente, às políticas públicas e curriculares de ensino médio.

Os interessados deverão se inscrever por meio de formulário até dia 16 de setembro. O formulário está disponível no site da Seduc, https://docs.google.com/forms/d/1xQLFvJxJA5CZYtWP6_pvupx0ef5bYCljEM_gteEj1UI/edit.

Após a inscrição o parecer deve ser enviado por e-mail ao endereço eletrônico [email protected], no período de 12 a 16 de outubro.

Os pareceres deverão contemplar as áreas do conhecimento/componentes curriculares: Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Inglês); e Matemática.

Para Marcos Irondes Coelho, coordenador estadual do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), o DCT/EM é uma construção coletiva e participativa. “Estamos no momento da escuta dos professores. É muito importante também ouvir os pesquisadores que desenvolvem estudos sobre práticas de ensino e políticas públicas de currículo, de maneira a aproximar a universidade da educação básica”, destacou.

Certificação

Os pareceristas Ad Hoc serão certificados pela Seduc por meio da Gerência de Formação e Apoio à Pesquisa. Mais informações, para esclarecimentos e retiradas de dúvidas, podem ser obtidas com a equipe técnica da Pasta, por meio dos telefones (63) 3218-1445 ou 99261- 9410 e pelo e-mail [email protected].

A portaria da Seduc nº 1121, com os critérios e procedimentos para a apresentação de parecer, foi publicada no Diário Oficial do Estado, nº 5679, de 3 de setembro de 2020.

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