Estado
Cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo já capacitaram mais de três mil tocantinenses
Somente esta semana foram 450 capacitações em cinco municípios
Os cursos gratuitos são oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com os municípios. Com a conclusão dos cursos desta semana já são mais de 3.100 tocantinenses beneficiados com o projeto, durante o período de maio até esta sexta-feira, 27.
Os cursos ofertados são na área da beleza, para designer de sobrancelhas, maquiagem e cabeleireiro, panificação solidária e artesanato. O objetivo central é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos programas de transferências de renda. A carga horária dos cursos é de 40 horas.
Nesta semana a caravana dos cursos de capacitação esteve em cinco municípios e capacitou cerca de 450 pessoas na região norte e também sul do Tocantins. Os municípios atendidos foram Pau D’Arco, Centenário, Tupirama, Muricilândia e Alvorada.
Aprendizado
A semana foi produtiva para Raylene Carneiro, que fez o curso de cabeleireira, em Muricilândia, a 430 quilômetros de Palmas. A jovem de 18 anos ficou empolgada com o aprendizado. “Eu achei tudo o máximo, aprendi como fazer escova, uma boa hidratação e corte também. Pretendo um dia montar meu próprio negócio aqui em Muricilândia”.
Para o estudante Rodrigo Souza o curso é uma grande oportunidade. “É muito bacana essa atitude do Governo, porque muitas pessoas não têm condições financeiras de pagar por um curso profissionalizante. Pretendo montar uma barbearia no futuro”, explica o jovem de 21 anos.
Os instrutores da Setas também enxergam com bons olhos a empolgação dos alunos. Segundo o instrutor Odilon Botelho, que capacitou 30 jovens em Muricilândia, as capacitações profissionais vem transformando vidas. “É uma coisa que o Governo do Estado acertou, as pessoas precisam desse tipo de curso para trabalhar, buscar emprego e ter uma renda”.
A instrutora Isabel Lima Coelho está no ramo da beleza há 25 anos e se emociona com o trabalho desenvolvido. “É muito gratificante botar uma escova ou uma tesoura na mão de uma pessoa e transformar a vida dela. Não tem explicação é uma felicidade imensa e realização pessoal”.
Parceria com os municípios
O conselheiro de Economia Solidária da Setas, Valter Frota, explica a Setas participa com a disponibilidade dos profissionais; já os municípios disponibilizam os materiais e o local para realização dos cursos, por intermédio das secretárias municipais de assistência social. “Essa parceria entre a Setas e as prefeituras, dentro da gerencia de Inclusão Produtiva da pasta, tem como objetivo atender o público do Programa Bolsa Família (PBF) e demais empreendimentos de economia solidária”, reforça ele.
O prefeito de Pau D’arco, João Neto, destaca o papel importante dessa parceria entre o poder municipal e o estadual. “Os cursos de capacitações ajudam na economia local e dão oportunidade para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”.
Entrega de certificados
Na manhã desta sexta-feira, 27, foram entregues mais de 100 certificados, no município de Pau D’arco, 430 km de Palmas. O evento contou com a presença do secretário da Setas, Messias Araújo, que durante o discurso enalteceu os avanços sociais do Governo do Tocantins, em 2019. “Mais de três mil capacitações nesse ano. isso traduz o esforço do Governo em gerar oportunidades para as famílias tocantinenses de norte a sul do Estado”.
Os certificados também serão entregues nesta sexta-feira nos municípios de Muricilândia, Alvorada, Centenário, e Tupirama.