Connect with us

Cidades

Chacareiros da Vila Agrotins recebem técnicos do Itertins para estudo de viabilidade na emissão de títulos

Governo do Tocantins está trabalhando para realizar a Regularização Fundiária Rural em todo Estado

Published

on

Técnicos do Itertins fazendo levantamento cadastral

Texto e fotos: Secom

O Governo do Tocantins vem há anos trabalhando para regularizar as terras pertencentes ao Estado, e vem fazendo isso em todas as regiões, pois a Regularização Fundiária Rural visa promover a legalização das posses, dando o Título definitivo, possibilitando acessos para que os donos dessas terras possam impulsionar o crescimento econômico.

Para que essas regularizações aconteçam o Órgão do Estado que cuida de todo o processo de regularização dessas terras é o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), criado por Lei como Autarquia.

Todo o processo de Regularização Fundiária, passa por trâmites dentro do Órgão, começando ao protocolar documentos, passando por vistorias, dentre outros, até chegar à presidência para assinar e ser entregue o documento definitivo.

Vila Agrotins

Dentro do Município de Palmas a região de chácaras denominada Vila Agrotins que encontra-se em processo de regularização, teve seu surgimento da seguinte forma; “Através de um movimento de lutas por moradia no ano de 2013, pois é uma área do Estado que se encontrava em outras mãos, e retornou ao Estado, onde este movimento resgatou o direito de viver ali” segundo moradores da Região. Hoje o Governo vem fazendo estudos de viabilidade para que possam ser emitidos os Títulos definitivos, e fazendo visitas constantes de Técnicos do Itertins, realizando estudos das áreas para poder formalizar e emitir esses documentos.

Associação

De acordo com Wilson Gomes da Silva, Presidente da Associação das chácaras Vila Agrotins, aponta o motivo a qual tem-se que fazer a regularização do Loteamento denominado Centro Agrotecnológico de Palmas e Agrotins Gleba Taquari: “A regularização aqui para o produtor, ela traz uma garantia jurídica, o direito de ter uma propriedade o que já é existente na constituição, sendo que em 2018 foi feito um levantamento e agora está sendo feito uma nova atualização para que os Títulos sejam emitidos. Fica aqui a nossa gratidão por receber a equipe do Itertins e tá realizando este trabalho aqui na Vila Agrotins”.

Segundo Luziane Soares da Silva moradora na Vila Agrotins, falou também dos benefícios que a regularização trará para eles: “Moro aqui desde 2014 com minha família, como já fizemos alguns investimentos na nossa chácara, como correção do solo, plantios, construções, então com o documento nas mãos vamos ter mais segurança”.

Maria concebida moradora na Vila Agrotins, relatou a luta que tiveram para conquistar essa tão sonhada terra: “Estou aqui desde início, fevereiro de 2014, desde então nunca sai daqui, com muita peleja construí meu barraco, e não pretendo sair daqui e o trabalho que o Itertins está fazendo aqui é muito importante, e esperado por todos, e é uma segurança pra gente, que vai trazer dignidade e realizar nosso sonho aqui da vila”.

Derocy Lacerda Barros moradora na chácara 20 diz esta bastante contente com a presença do Itertins, fazendo todo este trabalho de atualização de documentos: “O que é muito importante para nós aqui da Vila, traz mais segurança e valoriza nosso trabalho, é a segurança do nosso terreno, e estamos muito satisfeito com Estado liberando o nosso documento”.

Investimentos

A importância de se ter essa regularização do Loteamento Centro Agrotecnológico de Palmas, e toda região Gleba Taquari, sempre ressaltando os investimentos que já foram feitos, e outros que estão em andamento, como a construção da sede da associação, a construção de um poço artesiano e caixa d`água, que o município de Palmas está levando até eles com mais de 4.910 Mts de distribuição, pois será a garantia de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos, assegurando o direito jurídico da terra.

Ressaltando a importância deste trabalho desenvolvido pelo Estado, tendo em conta que em 2018 foi feito um levantamento ocupacional para cadastro e medição, segundo a Gerência do Instituto de Terras do Tocantins, Aldenor Fonseca:“Estamos fazendo novamente este trabalho de campo, levantamento, para poder ter uma atualização de dados, para assim dar prosseguimento na emissão dos tão sonhados Títulos da Vila Agrotins”.

 

Presidente da associação Sr. Wilson acompanhando técnicos do Itertins

Pequenos produtores mostrando o trabalho feito na região

Obras de rede de distribuição de água que Municipio de Palmas esta levando a Vila Agrotins 

Maria Concebida, uma das primeiras moradora falando da importância de morar ali 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas