Política
Balanço Socioambiental: TRE-TO fica em 8º lugar no ranking nacional de desenvolvimento sustentável da Justiça Eleitoral
Tocantins foi o tribunal eleitoral de pequeno porte que mais realizou ações de capacitação socioambiental em 2019
A Semana Nacional do Meio Ambiente termina com excelentes notícias para a Justiça Eleitoral do Tocantins. Conforme o 4º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, divulgado nesta quinta-feira (04/06), o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) conquistou o oitavo melhor Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) entre os 27 tribunais regionais Eleitorais de todo o país. Ainda conforme o balanço, entre os 10 tribunais eleitorais de pequeno porte, o TRE-TO foi o que mais realizou ações de capacitação socioambiental; está em 2º lugar no ranking de melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho; 3º lugar no índice de menor consumo de copos descartáveis per capita; e 4º lugar no ranking de maior economia no consumo de papel.
Desde 2016 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publica anualmente o Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, em consonância com os princípios da transparência, da eficiência e da responsabilidade, e em cumprimento ao disposto no art. 9º da Resolução CNJ nº 201/2015. O IDS leva em consideração a economia gerada pelos tribunais em indicadores como energia elétrica, água, copos descartáveis e papel A4. O levantamento também analisa outros dados, como a quantidade de papel destinado para reciclagem, a média de usuários por veículo e a participação relativa em ações de qualidade de vida.
Os dados de 2019 foram comparados a 2017 e as áreas que mais contribuíram para alavancar o IDS na Justiça Eleitoral do Tocantins foram as capacitações socioambientais e a participação em ações de capacitações. De acordo com o balanço, em 2019 o TRE-TO alcançou índice de 55,1%.
Melhores resultados
O TRE-TO foi o tribunal de pequeno porte que mais realizou ações de capacitação socioambiental em 2019, sendo o 4º no ranking nacional da Justiça Eleitoral.
Destaque também para a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O tribunal tocantinense ficou em 2º lugar entre os 10 tribunais eleitorais de pequeno porte na quantidade de participações em ações de qualidade de vida no último ano.
No item “consumo de copos descartáveis per capita” o TRE-TO foi o terceiro regional de pequeno porte que menos gastou em 2019, sendo o 6º no ranking nacional da Justiça Eleitoral. Já o consumo de embalagem mineral descartável (garrafinhas de água 500ml) foi zerado no último ano.
No quesito consumo de papel A4 per capita, o TRE-TO está entre os quatro tribunais eleitorais de pequeno porte que mais economizaram. No ranking geral do Eleitoral, o tribunal está na 7ª posição.
Conforme destaca a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE-TO, Wagna Cristiane, o CNJ acompanha a execução dos Planos de Logística Sustentável de todos os tribunais e conselhos judiciais e elabora o Balanço Socioambiental com base nos dados enviados mensalmente e anualmente. Para ela, a evolução do TRE-TO ressalta o comprometimento do Regional com o desenvolvimento sustentável e reforça a sustentabilidade como valor institucional da Justiça Eleitoral tocantinense. “O conjunto de informações constitui importante ferramenta para que se faça uma gestão cada vez mais eficiente e assertiva, que estimule condutas de trabalho conscientes, voltadas à difusão de boas práticas de sustentabilidade já adotadas e à mitigação dos impactos causados ao meio ambiente em decorrência das atividades do Poder Judiciário”, avaliou.