Cidades
Alunos da ETI Padre Josimo se preparam para participar da Mostra Brasileira de Foguetes 2023
Escola foi única instituição pública de Palmas a ser convidada para evento que ocorre em outubro na cidade de Barra do Piraí (RJ)
Incentivar o interesse pelo conhecimento sobre astronáutica e astronomia, bem como despertar a curiosidade sobre foguetes e promover a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte), foi o que inspirou o professor de história Wellington Andrade, a inscrever o ‘Projeto Mopfog Josimo’ na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em maio deste ano. O resultado surpreendeu ao ultrapassar a distância mínima de 90 metros, o que rendeu um convite especial para participar da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que acontecerá em outubro, na cidade de Barra do Piraí (RJ). A instituição foi a única da rede pública da Capital a ser convidada para o evento.
“Grandes foram os desafios, mas a partir deles, também encontramos grandes alternativas e métodos para que pudéssemos desenvolver esse projeto e participar da OBA, indo agora para a parte prática que é a Mobfog, que acontecerá no Rio de Janeiro. Me sinto muito feliz em integrar grandes equipes, proporcionar a cooperação entre os alunos e, inclusive, fazer com o que as famílias participassem junto com eles, como foi na nossa feira de 2023. Uma imersão para o conhecimento científico a partir da astronomia. Eu me sinto muito lisonjeado de trabalhar na ETI Padre Josimo junto com essa equipe maravilhosa e junto com esses alunos”, declara o professor.
O projeto está classificado com o nível III de astronomia e astronáutica e é desenvolvido por seis alunos do ensino fundamental – 6º e 7 º anos, tem a supervisão do professor Wellington Andrade e a orientação é da professora Denise Oliveira.
De acordo com o professor, todo o material utilizado para confecção do foguete é reciclável, reaproveitando resíduos de garrafas pet, que seriam jogados na natureza, e foram transformadas em objeto de pesquisa de iniciação científica. Neste caso, em protótipos de foguetes. Além das garrafas pet, também são utilizados canos de PVC, barbantes e fios de nylon.
Davi Marques, do 6º ano, disse que é a “realização de um sonho” levar o projeto que desenvolveu junto com seus colegas para participar de uma mostra nacional. Já Enzo Gabriel, do 7º ano, relata que está na equipe de pesquisa científica sobre foguetes desde o ano passado e sente “honrado de ter sido convocado para ir junto com os outros alunos participar da parte prática, que é a Mobfog”. Também participam do projeto os alunos Marcus Vinicius, Bianca Marques, Luiz Gustavo e Déborah Fernandes, do 6º ano e Samuel Antônio, do 7º ano.
Para a diretora da ETI Padre Josimo, Marialice Thomaz, é motivo de muito orgulho ter uma escola pública municipal participando de um evento nacional. “Ficamos muito felizes e orgulhosos de ver que nossos alunos têm capacidade de fazer grandes projetos. Desta forma, não medimos esforços para proporcionar essa oportunidade a eles, de participarem e descobrirem a capacidade de superar desafios e dificuldades, e entenderem que isso vai ser uma formação para a vida deles. Essa experiência que eles fazem aqui no chão da escola, são boas referências e eles levam para a vida. Então a função da escola é essa, de ser um ambiente educativo no sentido de que a criança consiga superar suas dificuldades, ver a possibilidade de futuro, sonhar com uma vida melhor e uma sociedade mais justa, mais cidadã”, revelou a gestora.