Cidades
Agricultura recebe prefeitos recém-eleitos para orientações e futuras parcerias
Encontro ocorreu com prefeitos eleitos dos municípios de Araguacema, Darcinópolis, Monte Santo, Pequizeiro e Wanderlândia nessa quinta-feira, 26
O Governo do Tocantins tem recebido a visita dos prefeitos eleitos nas eleições de 2020 de diversas cidades do Tocantins. Cientes de que o Estado tem vocação para a agricultura, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) tem sido procurada para orientações que venham inserir socialmente, produtivamente e economicamente os municípios. Na manhã dessa quinta-feira, 26, o secretário Thiago Dourado, gestor da Seagro, recebeu os prefeitos eleitos de Araguacema, Marcos Vinícius; de Darcinópolis, Jakson Soares; de Monte Santo, Nezita Martins Neta, acompanhada do deputado Estadual Ricardo Ayres; de Pequizeiro, Jocélio Nobre; e de Wanderlândia, Djalma Júnior, acompanhado do atual prefeito Eduardo Madruga.
Segundo o secretário, é muito importante que os novos prefeitos estejam aliados com a política pública do Estado, pois por meio das plataformas de fortalecimento da agricultura e da agricultura familiar poderão trabalhar de maneira conjunta, sinérgica com o objetivo de alcançar um resultado em comum. Como exemplo, Thiago Dourado, ao ser abordado pelo prefeito de Pequizeiro, Jocélio Nobre, sobre o desejo de produzir tomate no município, citou que “além da soja, todas as cadeias de horta, frutas, têm potencial de ser produzidas no Estado. O Governo quer, de forma planejada e organizada, promover um pacto federativo em que fortaleça os municípios. Queremos trabalhar em conjunto para estabelecer uma base produtiva e que o produtor vá, além do consumo, que ele também forneça para o mercado”, enfatizou.
Araguacema
Segundo o prefeito de Araguacema, Marcos Vinícius, o município está hoje em plena expansão com relação ao agronegócio e tem um potencial muito grande para a Agricultura. “Não somos apenas um local de turismo, a agricultura e pecuária também têm expandido e viemos buscar essa parceria para desenvolver os bons projetos que cabem na nossa região. Queremos ser um portal de entrada do agronegócio no Estado e nossa expectativa é fazer parceria, desenvolver bons projetos e potencializar a região. Já temos uma área produtiva de soja, milho e abacaxi e a aquicultura é nossa aposta por sermos rodeados de grandes rios prontos para explorar”, pontuou.
Darcinópolis
A procura pela Seagro para o prefeito de Darcinópolis, Jackson Soares, tem como compromisso fomentar a agricultura para os darcinopolinos. “O setor agropecuário para ter um indicador positivo é preciso que haja todo um trabalho de capacitação, profissionalização e reconhecemos que podemos potencializar a produção com conhecimento e oportunidades”, destacou.
Monte Santo
A prefeita de Monte Santo, Nezita Martins Neta, veio acompanhada do Deputado estadual Ricardo Ayres e destacou que o município para o pequeno agricultor necessita de um trabalho de resgate e valorização da agricultura local. “Nossa expectativa é de ter a Seagro como parceira. Temos muitas necessidades e tanto na fabricação de farinha como na piscicultura queremos despontar no cenário estadual e nacional. Para isso, apoio técnico é imprescindível”, afirmou a gestora.
Pequizeiro
A dimensão de Pequizeiro, uma vez que é o maior município da região noroeste do Estado, comporta quase 900 famílias de pequenos produtores segundo o prefeito eleito, Jocélio Nobre. “Sabemos da importância da Seagro para o desenvolvimento da agricultura e da agroindústria na nossa Região. Pequizeiro tem três assentamentos da reforma agrária de famílias de produtores rurais com pequenas propriedades. Com base na piscicultura, no frigorífero de frango, granja e também na produção e comercialização de frutas, sabemos que o desenvolvimento e crescimento dessas cadeias se darão com a assistência do governo”.
Wanderlândia
Acompanhado do atual prefeito de Wanderlândia, Eduardo Madruga, o prefeito recém-eleito, Djalma Júnior, falou sobre a vocação da cidade e as perspectivas que tem com relação ao Governo do Tocantins. “Wanderlândia é uma cidade com muita terra fértil, muita água e propícia para a plantação de mandioca, abacaxi, melancia e a agropecuária. Vários fatores nos levam a ir atrás de recursos para fomentar a agricultura no nosso município. Vamos sempre contar com o apoio e a parceria do Governo do Tocantins para levar benefícios para a nossa cidade”, ponderou Djalma Júnior.
Diante das demandas dos novos eleitos, o secretário Thiago Dourado observou que os prefeitos têm uma nova visão sobre o próprio mandato ao buscar parceria com o Governo. “Vamos trabalhar em conjunto e, para isso, já consolidamos agenda após a posse dos prefeitos eleitos e daremos continuidade no fortalecimento da agricultura do Estado”, concluiu Thiago Dourado.