Estado
Agência de Defesa Agropecuária apreende carga com 4,5 toneladas de queijos impróprios para consumo
Produtos foram apreendidos com o apoio da Polícia Militar, nesta quinta, 24, no posto fiscal de Couto Magalhães
Fiscais e inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio da Polícia Militar, apreenderam, na manhã desta quinta-feira, 24, uma carga com 4.500 quilos de queijos impróprios para o consumo, no posto fiscal de Couto Magalhães, na divisa do Tocantins com o Estado do Pará. O proprietário da carga foi autuado em R$ 5.500 mil e os queijos foram destruídos no aterro sanitário de Couto Magalhães.
Segundo o inspetor de defesa agropecuária da Adapec Francisco Cesar, a Agência vem intensificando a fiscalização na divisa dos dois estados, principalmente em cargas de queijos e pescado. O veículo interceptado já estava sendo monitorado como suspeito de transporte irregular de carga, por ter passado outras vezes pelo posto com eixo do caminhão suspenso para não causar desconfiança e também houve informações de mudanças de rotas. O condutor do veículo revelou que a carga saiu da cidade de Redenção (PA) e seguia com destino a Goiânia (GO).
“Hoje pela manhã, ao abordarmos o motorista, encontramos uma carga de queijos escondida atrás de caixas vazias no fundo do caminhão baú sem nenhuma refrigeração. Os produtos não possuíam selo de inspeção oficial e estavam em condições higiênicas inadequadas, em total desacordo com a legislação sanitária”, relatou Francisco César.
O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que essas ações são fundamentais para coibir o comércio clandestino de produtos de origem animal e garantir que sejam comercializados produtos que não ofereçam riscos à saúde humana.
Participaram da ação, a Adapec, a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Couto Magalhães.