Cidades
Nupav apresenta rede de proteção à mulher em situação de violência para comunidade da Arno 61
Ação tem como foco promoção da saúde e bem-estar da população
Na manhã desta terça-feira, 12, durante uma roda de conversa com foco na promoção da saúde e bem-estar da população, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) apresentou a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência para a comunidade da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte).
A ação teve como intuito alertar as mulheres sobre as diversas formas de violência, os canais disponíveis para denúncias e, principalmente, apresentar os serviços para proteger as vítimas. “Às vezes, a vítima não vem na unidade participar dessas ações, mas se alguma vizinha, amiga ou familiar vier e estiver ciente da rede de proteção, já é um passo fundamental”, destaca o enfermeiro do Nupav, Ilton Batista.
Durante a roda de conversa, a agente comunitária de saúde da unidade, Maria Raimunda Ramos Pereira, contou que há cerca de 20 anos foi vítima de violência física do ex-companheiro. “Eu presenciei isso na pele e sei reconhecer uma agressão, por isso faço questão de ajudar outras mulheres”. Ela ainda relatou que, durante visitas às residências, já conseguiu identificar algumas situações de ameaças.
A colega de profissão, Márcia Oliveira da Silva, destaca que a intimidação psicológica e a dependência financeira ainda são os grandes gargalos para as mulheres. “Conheço casos de que o homem falava que ninguém iria querer a mulher com dois filhos e que no final ela iria acabar voltando para ele. Ainda bem que ela foi forte e conseguiu sair dessa situação”.
Outros órgãos que compõem o Nupav, também participaram da ação como o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), a Secretaria Estadual da Mulher do Tocantins e a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas de Palmas da Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins.