Cidades
Diretores de escolas rurais da Capital debatem políticas públicas para o ensino no campo
Diretores de escolas rurais da Capital debatem políticas públicas para o ensino no campo
Entender as políticas públicas de educação inclusiva, observando as diretrizes, avanços e desafios para a educação no campo. Este foi o foco da reunião entre os gestores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) com os diretores das cinco unidades educacionais que atendem alunos residentes da zona rural da cidade.
O encontro conduzido pelos secretários executivos, Maria Antônia Almeida e Diogo Vinícius aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, na sede da Semed, e contou com a participação nas discussões das pautas da superintendente de Gestão Escolar, Suiany Costa, o diretor do Ensino Fundamental, Daniel Tramontini, a diretora da Educação Infantil, Priscila Machado a da técnica das Escolas do Campo, Ewandelina de Moraes de Folha Leite.
Foi apresentado um panorama da oferta da educação do campo na rede, abordando suas diretrizes e concepções de trabalho ao nível local, com destaque para os aspectos particulares de cada escola do campo de Ensino Infantil e Fundamental.
Já no planejamento para o próximo ano letivo, os aspectos positivos (possibilidades) e negativos (limites) encontrados pelos docentes foram pontuados pelos diretores, considerando as diretrizes e propostas da educação do campo reguladas pelo Governo Federal.
Para a secretária executiva pedagógica, Maria Antônia Almeida, é primordial que as escolas e os professores acompanhem as diretrizes e utilizem as referências da educação do campo. “A metodologia que deverá ser aplicada precisa ser contextualizada com a realidade que os alunos vivem, o contato com os familiares. Conhecer o meio de subsistência das famílias da comunidade escolar é fundamental em todo este processo”, citou a secretária.
Ainda foram debatidos a formação de um grupo de trabalho para elaborar a portaria que irá dispor sobre a hora-atividade dos profissionais da rede, incluindo os servidores que atuam no campo, o Calendário Escolar do Campo para 2024 e os novos projetos que serão executados no ano seguinte.
Melhorias
Algumas demandas importantes também foram encaminhadas durante a reunião, dentre elas, melhoria no transporte escolar dos alunos e dos professores, novos uniformes, ampliação de estrutura física das escolas e materiais didáticos específicos para os alunos destas unidades, entre outras ações.
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