Política
Policiais militares do Tocantins são homenageados na Câmara dos Deputados pela participação da Operação Canguçu
Solenidade em Brasília celebra a coragem e a dedicação na busca por criminosos na Ilha do Bananal, na operação que é considerada uma das maiores já realizadas no país
Os policiais militares que atuaram na Operação Canguçu foram homenageados, em Brasília (DF), nessa quarta-feira, 5, pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. A Moção de Aplausos – Operação Canguçu – Missão Cumprida reconheceu o trabalho realizado pelas corporações dos estados do Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, em uma complexa operação conjunta de combate ao crime organizado, em abril deste ano.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), coronel Márcio Antônio Barbosa, representou o governador Wanderlei Barbosa na cerimônia, acompanhado por outros militares da corporação envolvidos na Operação Canguçu. O titular da Secretaria Extraordinária de Representação do Tocantins (Serb), Carlos Manzini, também participou da cerimônia que exaltou, no Congresso Nacional, a força da segurança pública do Estado.
Durante a solenidade de homenagem aos policiais militares, houve moção de aplausos e a entrega de moedas comemorativas. As condecorações reconheceram os relevantes serviços prestados por esses policiais que realizaram atos de bravura, visando à preservação da ordem pública, à defesa das instituições e ao salvamento de vidas humanas. A cerimônia foi uma forma de destacar e honrar o trabalho durante essa operação histórica.
O coronel Márcio Barbosa expressou seu reconhecimento e agradecimento à coragem e à dedicação demonstradas pelos militares, ressaltando a importância do trabalho em equipe ao enfrentar os desafios. “Uma palavra define o sentimento que temos em relação a esses heróis que estão aqui: orgulho. O orgulho de ser policial militar e saber que, na hora que as situações complexas acontecem, os estados e o país podem contar com a Polícia Militar. Isso ficou provado”, afirmou.
O secretário Carlos Manzini destacou que a cerimônia fortalece o Tocantins. “Tivemos a presença de autoridades nacionais, enaltecendo a segurança pública dos estados envolvidos. Um momento no qual a gestão do governador Wanderlei Barbosa, que proporciona as condições para que o Tocantins seja uma referência de excelência em diversas áreas, sai fortalecida com os parlamentares federais. Destaco também o meu respeito ao coronel Barbosa que, brilhantemente, conduziu essa operação, marcada como uma relevante realização da nossa PM”, afirmou.
Operação Canguçu
A Operação Canguçu, considerada uma das maiores ações policiais para capturar criminosos no país, foi realizada em abril deste ano, com o objetivo de prender uma quadrilha suspeita de tentativa de assalto a uma transportadora de valores no município de Confresa – MT. Após a tentativa frustrada, a quadrilha fugiu para a Ilha do Bananal -TO, desencadeando uma operação conjunta entre as polícias militares dos estados do Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais, com a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
Foram 39 dias de operação, envolvendo cerca de 350 militares, 90 viaturas, três helicópteros, dois aviões, drones termais e uma estação móvel de comunicação via satélite. As equipes percorreram uma área de 4,6 mil km em quatro cidades, resultando na prisão de cinco pessoas, na morte de 18 criminosos em confrontos e apreensão de armamento de grosso calibre: fuzis, munições, explosivos, coletes balísticos e outros equipamentos. A Polícia Militar do Tocantins informou que um trabalho de inteligência segue em andamento para identificar possíveis criminosos que deram apoio à quadrilha.
Edição: Caroline Spricigo
Revisão Textual: Marynne Juliate