Connect with us

Cidades

Galeria Municipal de Palmas recebe exposição Amazonizar-se nesta sexta-feira, 30

Published

on

Fotografias foram produzidas em estados diversos do Brasil e no Uruguai, a partir dos estudos de imagens da Amazônia

 

A partir desta sexta-feira, 30, o Coletivo 50 Graus: Grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica, exibe na Galeria Municipal de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a exposição fotográfica ‘Amazonizar-se’. A abertura acontece às 19 horas, e a visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, com entrada gratuita.

 

A exposição, selecionada via edital de ocupação da Galeria Municipal, promovido pela Fundação Cultural de Palmas, possui curadoria da professora e pesquisadora Amanda Leite e, é resultado de um estudo de seis meses, onde as fotógrafas e fotógrafos participantes dialogaram com saberes de Ailton Krenak e Davi Kopenawa.

 

Amanda explica que as fotografias foram produzidas em estados diversos do Brasil e no Uruguai, a partir dos estudos de imagens da Amazônia. “Nós estudamos um livro chamado banzeiro, da jornalista e escritora Eliane Brum e tiramos os conceitos para compor as fotografias, que são registros inspirados na Amazônia e são o modo de responder conceitualmente pela imagem de uma Amazônia que é nós, do nosso olhar, do nosso registro, dos lugares que a gente habita. E isso seria a mesma ideia do Ailton Krenak, que diz que a Amazônia é o ser floresta onde ele está, seja no urbano, ou seja, na paisagem natural.”

 

 

Amanda ressalta ainda que o grupo “Tomou emprestado da escritora Eliane Brum a ideia de conjugar o verbo ‘amazonizar-se’ enquanto força, movimento, ação em defesa da Amazônia. Ativamos a sobrevivência de micronarrativas visuais sobre os muitos modos de ver, de ser, de estar e/ou de ocupar a floresta”.

 

A Exposição tem apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade de Gurupi (Unirg), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Grupo de Pesquisa Lapidar.

 

Curadoria

 

As obras foram selecionadas por Amanda Leite, artista visual, fotógrafa, pesquisadora, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora do Coletivo 50 Graus: Pesquisa e Prática Fotográfica; e Anette Bento Oliveira, jornalista, fotógrafa, pesquisadora, professora na Universidade de Gurupi (Unirg) e vice-coordenadora do Coletivo 50 graus. Para agendar visitas guiadas e atendimento aos grupos, basta contatar diretamente o Coletivo 50 Graus pelo Instagram: @coletivo50graus.

 

Fotógrafos 

 

Alexia Almeida – Tocantins
Amanda Leite – Tocantins
Anette Bento – Bahia
Celisa Bonamigo – São Paulo
Isabel Berois – Uruguai
Janaina Cabello – São Paulo
Klismam Marques – Tocantins
Luiz Claudio Ferreira – Tocantins
Mariana Galli – Goiás
Patrícia Cabral – Tocantins
Patrícia de Aquino – São Paulo
Rafael Oliveira – Bahia

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas