Cidades
Espaços temáticos nos Cmeis estimulam a criatividade e a autonomia das crianças
Espaços temáticos nos Cmeis estimulam a criatividade e a autonomia das crianças
Bebês e crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas têm aproveitado os ambientes temáticos e interativos montados dentro do espaço escolar para ampliar o conhecimento e estimular a autonomia dos pequenos.
No Cmei João e Maria, localizado na Arso 32 (305 Sul), as atividades educativas não se restringem as quatro paredes de uma sala de aula. Lá os espaços externos da unidade são bem aproveitados pela criançada.
A diretora do Cmei João e Maria, Luciene Poerschke, conta como funcionam as vivências dessas práticas na diversidade de espaços interativos que o local oferece. “Desde o portão de entrada da unidade, as crianças ingressam em um ambiente mais lúdico e colorido”, descreve.
No João e Maria, por exemplo, as crianças contam com 12 espaços diferentes, distribuídos nas áreas externas às salas de aula, sendo parte deles fixos e outros móveis. Dentre os que podem ser locomovidos, há balanços artesanais que ficam fixados nas árvores da calçada de entrada da instituição para que as crianças e famílias interajam enquanto aguardam os horários de saída e entrada. “Um outro espaço que passa por transformações diárias é a cabana da leitura, onde são disponibilizados livros, almofadas, brinquedos de pelúcias e carpete para que os pequenos tenham contato livre e direto com a literatura”, cita a educadora.
No Cmei Mundo Feliz, localizado na Arse 111 (1.104 Sul), não é diferente, pois além dos locais para atividades infantis, há parquinhos adaptados para crianças de zero a cinco anos, espaços de exposição de atividades, mini casinhas com móveis que remetem a um lar, ducha interativa, caixa de areia, parede risca e rabisca, cozinha experimental, balanços inclusivos, redário, entre outros.
A diretora do Cmei Mundo Feliz, Luzinete Calixto, explica que os ambientes são dispostos na unidade com a proposta de incentivar as crianças a explorarem, com brincadeiras simbólicas que desenvolvem os aspectos físico, motor, emocional, social e cognitivo. “Quando eles chegam aqui é uma alegria só. Buscamos diversificar as atividades nesses ambientes. Cada dia é uma coisa diferente, então sempre tem novidade. Queremos que eles brinquem e escolham onde e com o quê querem brincar”, disse a diretora, lembrando que geralmente as brincadeiras acontecem de forma natural.
Texto: Redação Semed/Palmas
Edição: Secom