Cidades
Instituto 20 de Maio certifica mais de 800 servidores com cursos de qualificação em 2022
Órgão encerra ano mediando e fiscalizando concurso da Guarda Metropolitana de Palmas
A atual gestão da Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), investiu cerca de R$ 317 mil em qualificações profissionais realizadas pelo órgão e empresas contratadas para cursos específicos. Foram mais de 800 servidores certificados.
Ao longo do ano de 2022 foram realizados cursos nas modalidades teórica e prática, nas áreas da administração, segurança, gerenciamento de softwares e atualizações legislativas.
Em uma escala de 0 a 5, os servidores participantes atribuíram aos cursos uma média de 4,2. Eles avaliaram o conjunto de didática, instrutores, conteúdo, abordagem, recursos pedagógicos e infraestrutura.
Uma das médias de destaque, foi relacionada ao item ‘conteúdo’, com as avaliações dos cursos de Planejamento e Gestão de Contratos (4,8), Excelência no Atendimento (4,6), Planilhas Eletrônicas (4,5), Integração em Segurança e Saúde no Trabalho (4,3) e Contratos Administrativos e Seus Efeitos (4,2).
De acordo com o diretor de capacitação e aperfeiçoamento, Eduardo Lustosa, os números refletem o empenho do IVM em atender com objetividade e eficiência as necessidades da gestão pública, ele dá uma prévia do que se pretende para o próximo ano. “A meta é conseguir promover qualificações para um número ainda maior de servidores e com isso a população estará ganhando junto, com um atendimento de qualidade no serviço público palmense”.
Além da valorização e aperfeiçoamento profissional continuado dos servidores municipais, o instituto também é responsável por todos os concursos públicos da Prefeitura de Palmas. Este ano deu início ao concurso público para provimento da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), uma das metas estabelecidas pelo Plano Plurianual 2022-2025 (PPA).
“Conforme anunciado pela prefeita Cinthia, mais três concursos deverão ocorrer em 2023, e para tal, o IVM está preparado para atuar na mediação e fiscalização, primando pelos princípios da administração pública”, explica a presidente do IVM, Adriana Aguiar, dando destaque para o ótimo trabalho técnico de análise do edital e do andamento do certame. “Avaliamos de forma bem positiva o trabalho desenvolvido pela nossa equipe técnica acerca de todo o trâmite processual. O objetivo é ampliar a atuação do IVM, tanto na inserção dos cidadãos no quadro de servidores efetivos da gestão pública municipal, mas também na formação continuada dos mesmos, cumprindo nosso papel de escola de governo”.
Instrutores Credenciados
Com o credenciamento de mais 55 servidores ao quadro de instrutores aptos a ministrarem cursos e palestras, a equipe pedagógica do instituto planeja para o calendário de 2023 uma programação dedicada às necessidades das secretarias, dos servidores, e da população de Palmas.