Connect with us

Cidades

Servidores da UVCZ participam de qualificação sobre manejo de vetores

Participantes recebem certificado emitido pela Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp)

Published

on

Nova etapa do curso será com foco no Levantamento de Índice Rápido (Liraa)

Por Assessoria

Na manhã desta terça-feira, 27, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), promoveu uma qualificação sobre ‘Manejo Integrado de Vetores’ para toda a equipe técnica da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) de Palmas. A capacitação, certificada pela Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), ainda terá uma nova etapa focada no Levantamento de Índice Rápido (LIRA).

O supervisor-geral da UVCZ, Rafael Almeida, conta que achou muito importante a promoção da capacitação. “Esse aperfeiçoamento melhora o trabalho em campo com a realização das atividades de maneira integrada com parceiros, melhorando a comunicação do órgão com a população em geral”, afirma.

 

Manejo Integrado de Vetores

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), O Manejo Integrado de Vetores (MIV) é um processo racional de tomada de decisão para o uso otimizado de recursos para controle de vetores. Baseia-se em evidências e gestão integrada, promovendo o uso de uma série de intervenções – isoladas ou em combinação – selecionadas com base no conhecimento local sobre vetores, doenças e determinantes de doenças.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas