Connect with us

Cidades

Hospital Regional de Araguaína realiza palestra sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

Evento foi realizado pela Unacon, pelo NASST e pelo NEP, para equipes de Saúde do Hospital

Published

on

Médico Leonardo Macêdo explicando sobre o câncer de boca para equipes de Saúde do HRA - Foto: SES/Governo do Tocantins

Uma palestra realizada nessa quarta-feira, 25, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), alertou sobre a importância da prevenção do câncer bucal. Especialistas enfatizam que, se não diagnosticado precocemente, a doença tem altas taxas de mortalidades.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Oncologia e Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS), Juliana Maciel Pinto, “o encontro com representantes de alas do hospital vem para marcar o mês da campanha Maio Vermelho, que o calendário do Ministério da Saúde implantou para a conscientização sobre o câncer de boca. É uma doença visível para o diagnóstico precoce, mas muito oculta e os diagnósticos são feitos muitas vezes, tardio”, explicou.

A enfermeira acrescentou ainda que “é preciso que falemos mais sobre o assunto. Às vezes, a pessoa tem uma lesão, mas ela não tem conhecimento até porque, não tem obrigação de saber. Estamos fazendo este movimento interno, mas ano que vem teremos ações maiores”, adiantou Juliana Maciel Pinto.

O cirurgião de Cabeça e Pescoço, Leonardo Macêdo, explicou que “dentre as pessoas que são consideradas grupo de risco, a maioria é de homens acima de 40 anos e um dos fatores principais é o tabagismo. Uma pessoa que fuma tem muito mais probabilidade de ter o câncer de boca, do que as pessoas que não fumam”.

Entre os cuidados para não contrair a doença de acordo com o cirurgião, estão: ter uma boa higiene bucal, evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, usar preservativo na prática do sexo oral, pois as doenças sexualmente transmissíveis também podem causar o câncer de boca.

O encontro foi uma organização da Unidade de Assistência de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon), do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NASST) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas