Estado
Secretaria da Agricultura realiza nesta quinta-feira (01) reunião técnica para discutir sobre aflatoxinas no milho
O engenheiro agrônomo da Embrapa, Dr. Rodrigo Veras, ministrará a palestra “Aflatoxinas em Milho: Identificação e Manejo”

Com objetivo de trazer informações aos produtores rurais, técnicos, cooperativas e demais empresas ligadas a comercialização interna e externa de milho, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam, nesta quinta-feira, 01, a partir das 09h30, uma reunião técnica sobre incidência de Aflatoxinas na cultura do milho. O evento acontecerá no auditório da Embrapa em Palmas.
Durante a reunião o engenheiro agrônomo da Embrapa, Dr. Rodrigo Veras, ministrará a palestra “Aflatoxinas em Milho: Identificação e Manejo”. Serão abordados os motivos, a prevenção, tolerância, identificação e os métodos de detecção para incidência da Aflatoxina na cultura.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Texeira a ação é resultado de uma demanda apresentada por cooperativas e outras empresas. “A Seagro resolveu fazer uma primeira reunião para evitar problemas futuros”, afirmou.
Aflotoxinas
As aflatoxinas são toxinas naturais, produzidas principalmente por certas cepas dos fungos, nocivos à saúde humana. Com a ingestão dos alimentos contaminados, inalação e, ou, contato pela pele, além de outras fontes, a aflatoxina é absorvida no intestino e transportada ao fígado, onde é metabolizada, causando a aflatoxicose. Sua toxicidade pode assumir a forma aguda ou crônica.
A invasão fúngica e produção de aflatoxinas nos alimentos podem acontecer desde antes da colheita dos produtos, no armazenamento, ou, e até no transporte.
Legislação de alimentos
A Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) RDC Nº. 7 de 18 de fevereiro de 2011, dispõe sobre limites máximos tolerados (LMT) para micotoxinas em alimentos, dentre elas, as aflatoxinas. Os níveis de micotoxinas deverão ser tão baixos quanto razoavelmente possível, devendo ser aplicadas as melhores práticas e tecnologias na produção, manipulação, armazenamento, processamento e embalagem, de forma a evitar que um alimento contaminado seja comercializado ou consumido.
A legislação de alimentos tem a função de proteger a saúde dos consumidores e a capacidade econômica de produtores e comerciantes.
-
Cidades23 horas ago
Governo do Tocantins prorroga cadastro para expositores interessados em participar da edição comemorativa da Agrotins 25 anos
-
Cidades23 horas ago
Tem inicio campanha Abril Azul de conscientização sobre autismo
-
Cidades23 horas ago
2º Encontro de Pais de Autistas é realizado no Tocantins
-
Política23 horas ago
Governador Wanderlei Barbosa envia para a Aleto projeto de lei que prevê CNH gratuita à população de baixa renda
-
Cidades23 horas ago
Detran/TO realiza leilão de mais de 400 veículos
-
Cidades23 horas ago
Renovado o contrato para manter travessia gratuita por barcos em Aguiarnópolis
-
Cidades23 horas ago
Regulamento define critérios e normas para expositores na Agrotins 25 anos
-
Cidades23 horas ago
Detran alerta sobre prazo para finalização de processos de CNH vencidos em 2024, que encerra na segunda-feira, 31