Cidades
Programa de regularização fundiária e melhoria habitacional recebe propostas de adesão

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) lembra os gestores sobre a possibilidade dos Municípios aderirem ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, pertencente ao Programa Casa Verde Amarela. A adesão ao programa não tem prazo, porém caso o gestor queira que o mesmo seja executado em 2022, o Município deverá estar cadastrado no programa até esta sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022, quando haverá a anuência das propostas cadastradas. Acesse no link abaixo a Portaria 3.261/2021, que estabelece o calendário do Programa.
Esse programa de regularização busca corrigir as inadequações de moradia como, por exemplo, ausência de banheiro ou de piso, entre outras. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o programa atua exclusivamente em núcleos urbanos informais classificados como de interesse social (famílias de baixa renda – ReUrb-S), localizados em todo o território nacional. A ATM recomenda a leitura do Manual de Instruções do Programa para a área específica de regularização. Acesse o Manual no link abaixo.
A adesão ao programa de regularização fundiária se dará por meio de Termo de Adesão, e deverá ser executado no sistema online do MDR, o SELEHAB. O ministério criou um manual para orientar as prefeituras quanto ao processo de manuseio do sistema para a correta adesão.
A ATM lembra que os Municípios devem se atentar as suas competências ao aderirem ao programa, como se comprometer em divulgar as áreas prioritárias para regularização fundiária ou analisar e anuir com as áreas apresentadas pelas empresas ou entidades privadas na qualidade de Agentes Promotores.
Plataforma de cadastramento – O SELEHAB é o sistema para cadastramento e seleção de propostas do Programa Casa Verde e Amarela – Regularização fundiária e melhorias habitacionais, sob gestão da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério do Desenvolvimento Regional. Acesso o SELEHAB no link abaixo.
O MDR expediu a Instrução Normativa 02/2021, que trata das diretrizes para a regulamentação do Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, além de apontar as regras de adesão e responsabilidades locais dos Municípios. Clique aqui para acessar a Instrução Normativa.
Suporte – A ATM indica a área técnica de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para sanar eventuais dúvidas dos gestores. A área pode ser acionada pelo contato (61) 2101-6000 ou pelo e-mail [email protected].
Clique aqui para acessar a Portaria 3.261/2021
Clique aqui para acessar o Manual de Instruções do Programa
Clique aqui para acessar o SELEHAB
Clique aqui para acessar o manual de manuseio do SELEHAB
Clique aqui para acessar a Instrução Normativa
Clique aqui e acesse a Lei 14.118/2021, que institui o Casa Verde Amarela
-
Brasil2 dias ago
Janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais está aberta até o dia 20 de abril
-
Brasil2 dias ago
Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
-
Brasil2 dias ago
Tocantins renova travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito por mais três meses
-
Brasil2 dias ago
Dois novos serviços são disponibilizados pela Ageto por meio do Portal de Serviços
-
Brasil2 dias ago
Estado abre inscrição para expositores na 5ª edição da Feira do Servidor
-
Palmas2 dias ago
População deve manter cuidados com limpeza de imóveis para eliminação dos focos do Aedes aegypti
-
Palmas2 dias ago
Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
-
Brasil2 dias ago
Páscoa: Agência de Metrologia alerta que ovos de chocolate com brindes devem ter a atenção redobrada do consumidor