Connect with us

Política

Mulheres, Inspiração e Poder: live debate a inclusão feminina nos espaços ocupados historicamente por homens

Evento foi realizado por meio do projeto +Mulher +Democracia do TRE-TO e da Comissão Mulheres na Política do TRE-PR.

Published

on

Para estimular reflexões sobre a participação efetiva e de crescimento da mulher na sociedade, as Escolas Judiciárias Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e do Paraná realizaram, na tarde desta segunda-feira (7/6), uma live com o tema “Mulheres, Inspiração e Poder”. A roda de conversa online foi ao encontro dos objetivos do projeto +Mulher +Democracia do TRE-TO e da Comissão Mulheres na Política do TRE-PR.

Tendo como mediadora a juíza eleitoral do TRE Paraná, Adriana Lourdes Simette, o debate foi iniciado com um breve histórico sobre a divisão de afazeres entre os gêneros e a importância da luta feminina para alcançar espaços dominados majoritariamente pela figura masculina. “A formação do ser humano e os atributos de trabalho trouxeram papéis na sociedade para cada gênero; para a mulher foram reservados os papéis mais domésticos, enquanto ao homem foram passadas as ideias de espaço público, da fala e do exercício do poder. Isso significa que nós, mulheres, precisamos alcançar esses espaços historicamente masculinos e fazer com que eles aumentem cada vez mais”, afirmou a presidente da Comissão Mulheres na Política.

Sobre a participação feminina na política brasileira, a ex-juíza do TRE-TO e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP, Ângela Issa Haonat, explicou que é preciso uma mudança de cultura para auxiliar a entrada e permanência da mulher no contexto eleitoral. “Nós já possuímos uma legislação garantidora do espaço feminino na política, porém se faz necessário uma alteração de cultura que venha começar pela abertura de espaços que possibilitem a atuação efetiva da mulher em todas as etapas do processo político”.

Também participaram do debate a psicóloga e integrante da Polícia Civil, Viviane Moura de Azevedo, e a jornalista e ativista pelos Direitos das mulheres, Ana Moro, que abordaram temáticas sobre o fortalecimento das mulheres nos espaços de poder, a luta contra os preconceitos no ambiente de trabalho, a violência política de gênero e o empoderamento feminino.

Para assistir a live, acesse o canal no Youtube da Justiça Eleitoral do Paraná.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas