Connect with us

Política

Diversidade é um valor institucional para a Justiça Eleitoral do Tocantins

A diversidade como valor institucional integra o Planejamento Estratégico do TRE-TO para 2021-2026.

Published

on

Em 2021 a Diversidade foi definida como um dos valores institucionais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), integrando as diretrizes organizacionais e estratégicas da Justiça Eleitoral para os próximos seis anos. Para tratar desse importante tema e impulsionar uma cultura diversa e inclusiva no âmbito do Regional tocantinense foi elaborado o projeto “Diversidades”, que desenvolverá ações de sensibilização a respeito de questões relacionadas a gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiência e a diferença de gerações. A programação tem início neste mês de junho.

Entender e discutir a diversidade e a inclusão são essenciais para transformar a cultura organizacional, uma vez que asseguram a efetiva participação de todos e todas, sem qualquer distinção. “Num país plural como o Brasil, as instituições públicas e privadas precisam pensar em ações que possam promover a Diversidade e a Inclusão, dando a devida importância para o tema, assim como a importância de construir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Ações que valorizam a diversidade na instituição e criam um ambiente multicultural trazem uma série de benefícios tanto para o órgão quanto para a sociedade como um todo”, destacou o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier.

Valorizar a diversidade nas organizações gera um ambiente mais saudável e com mais respeito, aumenta o senso de pertencimento à organização, potencializa a criatividade e aumenta o engajamento, uma vez que cria um ambiente agradável, valorizando individualmente cada colaborador e colaboradora, possibilitando inclusive que todos se sintam mais confortáveis para expressar opiniões distintas e propor soluções inovadoras sem medo de repressão.

Projeto

As ações da primeira fase do projeto Diversidades estão voltadas para trabalhar a redução de preconceitos contra mulheres, LGBTQIA+, negros, idosos, pessoas com deficiência e indígenas. Seis atividades principais serão realizadas neste mês de junho, com ações simultâneas e paralelas.

Será aplicado o Censo da Diversidade entre as pessoas que integram o TRE-TO; haverá a instituição da Política de Apoio à Diversidade e Inclusão no âmbito da JE tocantinense; divulgação de pílulas de conscientização; capacitação/educação de pessoa; e a realização do Conversas Diversas, que terá encontros periódicos para discutir obras que tratem temas como diversidade, inclusão de pessoas LGBTQI+, racismo, empoderamento feminino, conflitos de gerações, entre outros.

Também integrando as atividades do projeto, entre os dias 14 e 18 de junho acontece a Semana das Diversidades. Durante os três dias de programação serão debatidos os temas: Mulheres empoderadas; Diversidade nas Organizações; e Conflito de Gerações.

Saiba mais

Mesmo antes de tornar a diversidade um valor institucional, a Justiça Eleitoral do Tocantins já vem desenvolvendo diversas ações voltadas à educação política com foco na representatividade, como podemos destacar os programas permanentes +Mulher +Democracia; Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas; Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro; e recentemente aprovado pela Corte e instituído como ação permanente do Regional, o projeto de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas.

Também cabe destacar a regulamentação, desde abril de 2018, da inclusão do nome social no cadastro de eleitores. A prerrogativa de transexuais e travestis para mudar seu nome no título de eleitor está prevista na Resolução-TSE 23.562/2018. O Tocantins conta com 69 eleitores que utilizam nome social no documento e estão aptos a votar e se candidatar utilizando o nome com o qual se identificam.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas