Cidades
Polícia Civil monta Delegacia Móvel para atuar no povoado do Senhor do Bonfim
Polícia Civil atua no local, até esta segunda-feira, 17, com uma equipe completa para realizar procedimentos diversos
A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por meio da 8ª Delegacia Regional de Dianópolis (8ª DRPC), se faz presente no Povoado do Senhor do Bonfim, onde está atuando durante o período em que tradicionalmente é celebrado o festejo e a romaria que ocorrem anualmente no local. Para dar suporte e proteção aos romeiros que visitam o local, a Polícia Civil do Estado instalou uma Delegacia Móvel, com funcionamento 24 horas por dia, composta por uma equipe completa com delegado, escrivão, além de quatro agentes de polícia.
Os atendimentos por meio da Delegacia Móvel tiveram início no dia 12 de agosto e prosseguem até esta segunda-feira, 17.
Segundo o delegado Joadelson Rodrigues Albuquerque, titular da 98ª Delegacia de Natividade, mesmo com o cancelamento da programação oficial do evento por conta da pandemia do novo Coronavírus, muitos fiéis ainda se deslocam até o povoado, que fica distante 23 Km do centro da cidade de Natividade, para pagar alguma promessa por uma graça alcançada ou mesmo visitar o local.
Mesmo com o movimento bem abaixo dos últimos anos, o delegado Joadelson Albuquerque relata que a Polícia Civil do Tocantins, após avaliar a situação, decidiu traçar um planejamento para instalar a Delegacia Móvel no Povoado para dar mais tranqüilidade aos romeiros. “Estamos vivendo um ano atípico com a pandemia do novo Coronavírus e, em virtude disso, a programação oficial e a romaria que ocorre todos os anos em direção ao Senhor do Bonfim foi cancelada. No entanto, missas estão sendo celebradas diariamente e desse modo, muitas pessoas, mesmo sabendo do cancelamento, percorrem longas distâncias para chegar até o povoado, o que nos motivou a montar uma delegacia móvel no local para dar segurança e lidar com ocorrências variadas que, por ventura, possam acontecer”, ressalta o Delegado.
Para o padre Leomar Souza da Silva, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, a presença das forças de segurança é de suma importância para que as atividades realizadas no local possam continuar ocorrendo dentro da normalidade e sem maiores contratempos, mesmo com as fortes restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. “As forças de segurança desempenham um papel fundamental no que diz respeito ao fornecimento do suporte necessário para as festividades e para a romaria que aqui são realizadas. Tem sido assim, ao longo dos últimos anos e, mesmo agora, com o cancelamento da romaria, muitos romeiros ainda estão se deslocando a fim de visitar o santuário, o que demanda uma atenção especial com o objetivo de oferecer segurança a todos”.
“As Polícias Civil e Militar, aqui instaladas, proporcionam mais tranqüilidade a todos os participantes do evento e, sendo assim gostaria imensamente de agradecer a Secretaria de Estado da Segurança Pública e também ao Comando-Geral da Polícia Militar por disponibilizar o aparato necessário para que pudéssemos ser capazes de dar continuidade as missas e demais ações aqui realizadas”, disse o reitor.
Para o delegado Joadelson Rodrigues, a Polícia Civil, mesmo com o cancelamento da romaria, entendeu que seria importante estar presente no local. “Consideramos de grande valia e importância a participação ativa da Polícia Civil aqui no Povoado, uma vez que com a Delegacia Móvel funcionando com plena capacidade, podemos intervir e realizar procedimentos que se fizerem necessários”, relata o delegado.