Política
Governo do Tocantins reforça integração público-privada para alavancar piscicultura no Estado
Ideia é reforçar parcerias para atrair investidores e parceiros que tenham experiência na atividade e mercado para o produto
Discutir estratégias para alavancar e fortalecer as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins, principalmente para o pequeno produtor. Esses foram os objetivos da reunião realizada nesta quinta-feira, 16, pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, com a equipe técnica do setor das duas instituições.
Com foco na integração público-privada, a ideia é reforçar as parcerias para atrair investidores e parceiros que tenham experiência na atividade e mercado para o produto.
Outra questão levantada durante a reunião para o desenvolvimento do setor aquícola é a agilidade na regularização ambiental da atividade.
Com todas as questões apresentadas, ficou definido, neste primeiro momento, que a equipe deve elaborar um plano de execução estratégico a ser apresentado e avaliado.
O gestor Thiago Dourado defendeu também a questão do associativismo para que beneficie o maior número de produtores interessados na produção de peixe. “São muitos produtores passando por momentos difíceis e essa atividade é mais uma alternativa para que desenvolvam, em suas propriedades, e possam gerar renda familiar”, explicou.
Partiparam da reunião o gerente de piscicultura do Ruraltins, Andrey Costa; o diretor de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho; e os zootenistas da Seagro, Arthur França e Thiago Tardio.