Cidades
Unitins adota protocolo de higienização e desinfecção para prevenir contaminação da Covid-19
Revezamento de turnos entre servidores, distribuição de máscaras e reforço na higienização são algumas das medidas adotadas
Seguindo as orientações de higiene e saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está aplicando todas as medidas de limpeza e desinfecção necessárias para garantir a segurança e saúde de servidores nas atividades administrativas nos câmpus da instituição e na Sede Administrativa, em Palmas.
Conforme Decreto Estadual nº 6.072, os servidores dos grupos de risco estão trabalhando na modalidade home office. Os demais servidores estão cumprindo a carga horária de seis horas diárias, determinada pelo Governo do Tocantins, sob o regime de revezamento de turnos para evitar aglomerações nos setores. A Unitins também fornece máscaras de proteção mediante a solicitação dos servidores e recomenda o uso obrigatório das mesmas.
Para a higiene dos locais de uso comum (banheiros, corredores, veículos, salas e corrimões), foi implantado um protocolo de limpeza e desinfecção que é seguido diariamente pela equipe de ASGs, que faz uso de luvas, máscaras e sapatos fechados durante todos os procedimentos de higienização dos espaços da universidade. Nos banheiros, os servidores dispõem de sabonete líquido e papel toalha para a higienização das mãos.
A Unitins também iniciará a produção própria de álcool em gel 70% nos laboratórios do Complexo de Ciências Agrárias (CCA). Os insumos para a produção já foram adquiridos e ao todo 2.200 litros serão fabricados para atender, inicialmente, o consumo interno.
Há orientações específicas de desinfecção de torneiras, válvulas de descarga, maçanetas e puxadores das portas, volantes e outros pontos em que há contato frequente e diverso. A equipe de motoristas da Unitins também está recebendo capacitações e orientações sobre a higienização constante dos veículos.
“A Unitins adotou diversas medidas para evitar a proliferação do coronavírus. A adoção das aulas remotas, suspensão do atendimento ao público, implementação do trabalho remoto e de turnos de revezamento evitam e reduzem os riscos de contágio e de contaminação. A intensificação da limpeza nos locais de trabalho são medidas também essenciais no combate e, nesse sentido, utilizando-se a Nota Técnica 22/20202/Anvisa e a Nota Informativa 8/20/SES-TO, a Unitins reforçou a higienização e a desinfecção dos locais de trabalho. Designamos um servidor para realizar a capacitação da equipe de Serviços Gerais (limpeza) e que também está responsável para vistoriar e fiscalizar continuamente o cumprimento das práticas adotadas. Entendemos que a vida e a saúde de muitos podem ser preservadas com essas medidas”, explica o pró-reitor de Administração e Finanças da Unitins, Daniel Bardal.