Cidades
Consórcios intermunicipais visam ampliar mercado alimentício no Tocantins
Programa lançado nesta segunda, 6, por videoconferência, contou com a participação de mais de 50 secretários municipais de agricultura
Em videoconferência ocorrida nesta segunda-feira, 6, em Palmas, com a participação de 56 secretários municipais de agricultura, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, reafirmou as políticas públicas do Governo do Estado para o setor agropecuário e lançou o programa de consórcios entre os municípios que já têm o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), visando à ampliação de mercados de alimentos.
A segunda parte da videoconferência será realizada até quarta-feira, 8, quando o corpo técnico da Seagro e de Minas Gerais darão orientações aos municípios.
Em sua fala, César Halum inicialmente trouxe a mensagem de criar alternativas para que a economia do Tocantins supere a pandemia do novo Coronavírus sem altos impactos. “Devemos estar preparados com novas alternativas para que as economias municipais e do Estado sofram minimamente estes impactos, por meio da ampliação desses mercados”, afirmou.
Ainda a respeito de soluções para superar o momento de instabilidade, o gestor da Seagro informou a aquisição de recursos na ordem de R$ 2,5 milhões, garantidos pelo governo federal por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o setor agropecuário. “A expectativa é que a verba seja liberada logo depois desta crise”, explicou.
A gerente de Agroindústria da Seagro, Verônica França, disse que o principal objetivo dos consórcios “é ampliar o mercado consumidor das agroindústrias registradas nos SIMs no Tocantins”.
O secretário de agricultura de Taguatinga, João Paulo, classificou de “alternativa importante” a formalização de consórcios intermunicipais. “Na nossa região, o consórcio será muito bem-vindo, pois vai contemplar vários municípios da região sudeste”, garantiu.
Também participaram da videoconferência pela Seagro, o secretário-executivo Adenieux Santana, e os diretores José Américo e Carlos Martins.
Participaram da videoconferência, representantes dos municípios: Alvorada; Angico; Augustinópolis; Abreulândia; Aragominas; Araguaçu; Couto Magalhaes; Combinado; Colinas; Crixás; Caseara; Cristalândia; Carrasco Bonito; Chapada de Natividade; Chapada de Areia; Dianopólis; Divinópolis; Dois Irmãos; Filadélfia; Formoso do Araguaia; Guaraí; Gurupi; Itaporã; Lagoa da Confusão; Luzinópolis; Lajeado; Miranorte; Marianópolis; Natividade; Piraquê; Porto Nacional; São Miguel; São Sebastião; Nova Rosalândia; Sandolândia; Taguatinga; Palmeirante; Pedro Afonso; Santa Terezinha; Praia Norte; Silvanopólis; Tocantínia; Presidente Kennedy; Santa Rosa; Talismã; Santa Rita; e Paraíso do Tocantins.