Política
Tocantins: Mais de 10 mil trabalhadores foram direcionados para o mercado de trabalho pelo Sine no primeiro trimestre de 2019
Sine também proporciona ao cidadão de baixa renda cursos de capacitação
Mesmo diante de um cenário de uma economia que aos poucos vem se recuperando, o Governo do Tocantins está trabalhando para ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho. Dados do Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine) mostram que foram direcionados para o mercado de trabalho um total de 10.616 trabalhadores, durante o primeiro trimestre de 2019.
Além de ofertar as vagas, o Sine Tocantins também proporciona ao cidadão de baixa renda cursos de capacitação. De acordo com o órgão, no terceiro trimestre de 2019, 484 trabalhadores foram capacitados nos cursos de empreendedorismo, marketing pessoal; postura profissional; curso de oratória; autogestão em atendimento ao cliente; técnicas em vendas, entre outros.
“Neste dia do trabalhador precisamos destacar a estabilidade que nossa Gestão trouxe para o Tocantins. Temos trabalhado dia e noite para resolver os gargalos, melhorar a arrecadação do Estado e fazer com que a economia possa crescer de forma estável para gerar emprego e renda para a nossa população”, garante o governador Mauro Carlesse.
“Um exemplo claro disso são algumas medidas de Governo que executamos neste ano, como a redução do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do combustível de avião que está proporcionando novas rotas aéreas, além da vinda de novas empresas e a geração de novos empregos. Isso faz parte do nosso plano para trazer mais indústrias para o Tocantins e garantir o desenvolvimento do Estado”, complementa o governador.
Saldo positivo no Caged em 2019
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Tocantins, ao contrário de vários estados brasileiros, apresentou um crescimento no número de criação de novas vagas de empregos no primeiro trimestre deste ano.
Segundo o órgão federal, a evolução formal do emprego no estado apresentou um crescimento de 0,20% de janeiro a março deste ano. Isso quer dizer que o número de admissões foi maior que o número de desligamentos, resultando em um saldo positivo de 373 novos postos de trabalho.
Em um comparativo entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, o Tocantins criou 2.435 novos postos de trabalhos, que estão concentrados principalmente nos setores de serviço industrial de utilidade pública; e extrativa mineral.
Comemoração do Dia do Trabalhador
O Governo realizou nessa terça-feira, 30, uma programação especial para comemorar o dia do trabalhador. Mais de 400 vagas de empregos foram ofertadas ao cidadão, além de uma recepção especial, dia da beleza, sorteio de brindes, e o cabide solidário, uma iniciativa que visa oferecer ao trabalhador de baixa renda uma oportunidade de se apresentar melhor nas entrevistas de emprego. As peças de roupa disponibilizadas em um cabide são fruto de doações e os trabalhadores que têm necessidade podem escolher até duas peças.