Connect with us

Cidades

Creches de Araguaína fazem autoavaliação para novos investimentos

Em eventos com a participação da comunidade, serão elaborados planos de ação para que recursos atendam demandas das unidades de ensino. Avaliações iniciam nesta sexta-feira, 29

Published

on

Os horários das avaliações foram escolhidos para que haja participação da comunidade e depende de cada unidade

A partir desta sexta-feira, 29, até dia 17 de abril, as creches e centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Araguaína farão a Autoavaliação Institucional para o ano de 2019.  Os eventos nas unidades contarão com a participação da comunidade, professores, diretores, funcionários, conselheiros tutelares, de educação e dos direitos da criança, organizações não-governamentais (ONGs), órgãos públicos e universidades.

O objetivo das avaliações nas unidades de ensino é a criação de um plano de ação para novos investimentos. “É preciso que a comunidade participe apontando o que cada unidade precisa fazer para melhorar. Assim, o investimento nas creches e centros de Educação Infantil serão feitos no lugar certo”, frisou a diretora interina da Educação Infantil de Araguaína, Nádia Reis.

Ainda segundo a diretora interina, os horários das avaliações foram escolhidos para que haja participação da comunidade e depende de cada unidade. “Só assim o planejamento institucional pode alcançar a dimensão dos atendimentos, analisar se a instituição está adequada, manter o que está certo e sinalizar o que deve ser mudado”.

A autoavaliação
Durante a avaliação, a comunidade participará através de votação baseando-se em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição. A proposta metodológica é dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (Indique). A finalidade é medir o desempenho e desenvolvimento das ações executadas no âmbito institucional em sete dimensões.

A primeira dimensão a ser avaliada é o planejamento institucional, seguido da multiplicidade de experiências e linguagens, interações, promoção da saúde, espaços, materiais e mobiliários, a formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais e, por último, a cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Compromisso com a qualidade
A Avaliação da Educação Infantil representa uma ação de caráter obrigatório e está instituída na estratégia 7, da Meta 1 do Plano Municipal de Educação (PME). A ação representa o compromisso da Prefeitura para com as políticas públicas pela infância previstas no Selo UNICEF. As avaliações também impulsionam o Município a priorizar ações voltadas ao direito de cada criança.

Mais informações sobre as avaliações podem ser obtidas na Secretaria da Educação, na Diretoria de Educação Infantil, pelos telefones: 3411 5609 ou 3415 1989.

Cronograma
Para participação da comunidade, a Prefeitura disponibiliza abaixo o cronograma das atividades em todos os centros de Educação Infantil e creches.

Dia 29 (sexta-feira)
8h – CEI Natalina Maria de Jesus (Bairro São João);
14h – CEI Nossa Senhora dos Milagres (Setor Itaipu);
16h – CEI Antônio Raimundo Costa (Setor Couto Magalhães) e CEI Nossa Senhora da Natividade (Nova Araguaína);
17h – CEI Willian Castelo Branco Martins (Vila Santiago);
19h – Esc. Mul. Tomaz Batista (Vila Aliança).

Dia 30 (sábado)
7h – CEI Constantino Pacífico de Oliveira (Vila Cearense), CEI Professora Edília Moraes Soares (Araguaína Sul 2), CEI José Martins Santos (Bairro de Fátima), CEI José Xavier (Distrito de Novo Horizonte) e CEI Tereza Hilário Ribeiro (Araguaína Sul);
7h30 – CEI Professora Lusineide S. Nascimento (Monte Sinai), CEI Raimundo Alves Lira (Setor Eldorado), CEI São José Operário (Bairro JK), Esc. Mul. Professora Josefa Dias (Araguaína Sul) e Creche Criança Esperança Lions Club (Parque de Exposições/Bairro Senador);
8h – CEI Criança Feliz (Setor Bela Vista), CEI Professora Elizabeth A. Carvalho (Lago Azul 4) e CEI Professora Maria de Fátima (Setor Neblina);
8h30 – CEI Dona Joaquina Mota (Setor Dom Orione) e Creche Mãe de Deus (Centro);
13h30 – Educandário Francisco Thiesen (Setor Maracanã);
16h – CEI Glória Moraes (Vila Ribeiro).

Dia 5 (sexta-feira)
18h30 – CEI Dona Regina Siqueira Campos (Setor Dom Orione).

Dia 7 (domingo)
Horário a definir – CEI Prefeito João Batista de Jesus Ribeiro (Nova Araguaína) e CEI Sítio Dona Benta (Vila Azul).

Dia 17 (quarta-feira)
7h – CEI Pedro Carreiro (Setor Barros);
8h – CEI Cora Coralina (Setor Costa Esmeralda) e CEI Otaerson Sousa Lima (Setor Ponte);
17h – Creche Normando S. Linhares (Setor Santa Terezinha);
Horário a definir – CEI Boanice Botelho Kalil (Setor Oeste), CEI Santa Clara (Setor Alto Bonito) e CEI Vereador Arnon (Setor Patrocínio).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas