Cidades
2° Seminário sobre Agricultura de Baixa Emissão de Carbono 100% digital acontece na quarta-feira, 2
Evento ocorrerá na quarta-feira, 2, com início às 8h45, na página do YouTube da Secretaria da Agricultura: seagrotocantins
A fim de debater como as tecnologias e a adoção de práticas conservacionistas que contribuem para o aumento da produtividade aliado a sustentabilidade, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza na quarta-feira, 2, o 2° Seminário Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, de forma 100% digital, voltado para Produtores Rurais, Consultores, Técnicos do Setor Público e Privado, Estudantes de Ciências Agrárias e Ambientais. O evento terá início às 8h45, no YouTube, na página da Secretaria da Agricultura: seagrotocantins.
Na live, os temas em debates serão direcionados ao Plano ABC e às ações realizadas no Tocantins; sistema de plantio direto (SPD), Sistemas integrados; Recuperação de pastagens degradadas; Intensificação a pasto e Pecuária de Baixa Emissão de Carbono.
Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) tem como objetivo incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais, aumentando a produção e gerando renda sem comprometer o meio ambiente, viabilizando, assim, qualidade de vida para as próximas gerações.
Tocantins
Atualmente, no Tocantins, estão sendo desenvolvidos quatro projetos que preconizam as tecnologias ABC, são eles: ABC Corte, ABC Leite/Balde Cheio, ABC Soja Sustentável e ABC Integração Lavoura Pecuária – Floresta (ILPF).
O secretário da Seagro, Thiago Dourado, destacou a importância da realização do 2° Seminário para difundir e discutir os principais processos tecnológicos preconizados pelo Plano ABC e destacou a referência nacional que o Tocantins tem na implantação da política de sustentabilidade. “O Plano completa 10 anos sendo o Tocantins o estado com maior número de contratos da região Norte, referente à linha de crédito oficial do Plano ABC, que se chama Programa ABC. Na safra 2018/2019, foram aplicados R$ 125.388.864,45 e na safra 2019/2020, R$ 130.021.301,35 registrando um aumento de 3,69% de um ano safra para o outro”, destaca o secretário.
Para o gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, o engenheiro agrônomo Marcello Marcelino, os números citados pelo secretário demonstram que o Tocantins tem políticas públicas que estimulam a adoção de tecnologias sustentáveis. “Além dos números, durante o 2° Seminário, serão apresentados os dados que demonstram que o Plano ABC no Tocantins proporciona maior produtividade e contribuem para o aumento do sequestro e estoque de carbono provenientes da Agropecuária tocantinense”, pontua Marcello.
Cerificado
Os participantes que pretendem obter o certificado precisam fazer a inscrição até o início do evento, às 8h45 do dia 2 de dezembro, neste link.
Link do evento.
Programação
8h45 – Abertura oficial
Palestras:
Tema: Plano ABC e Ações Realizadas no Tocantins
9 horas – Plano ABC/TO, Ações e Resultados: Thiago Dourado, Secretário da Seagro
Tema: Sistema Plantio Direto (SPD) e Sistemas Integrados;
9h15 – Projeto ABC Sustentável: Márcia Grise, Embrapa Pesca e Aquicultura;
9h30 – Consórcio Milho-Brachiara e seus Benefícios para Construção de Perfil de Solo: Gessi Ceccon, Embrapa Agropecuária Oeste;
10h15 – Perguntas e Respostas – Moderador: Marcello Marcelino, Seagro
Tema: Recuperação de Pastagens Degradadas, Intensificação a Pasto e Pecuária de Baixa Emissão de Carbono;
10h30 – Projeto ABC – Corte, Resultados Produtivos e Econômicos por meio da Recuperação e Intensificação a Pasto: Pedro Alcântara, Embrapa Pesca e Aquicultura;
10h45 – Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: Roberto Giolo, Embrapa Gado de Corte;
11h30 – Perguntas e Respostas – Moderador: Marcelo Konsgen, Embrapa Pesca e Aquicultura;
11h45 – Encerramento.