Cidades
Usuários do CREAS participam de ação sobre fortalecimento emocional na Orla de Porto Nacional
Ação contou com a participação de cerca de 40 assistidos do Centro de Referência
Fonte: Anne karianny Moreira | Prefeitura de Palmas
01/05/2022 – Publicado às 12h30
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou nesta quarta-feira, 27, uma ação sobre a importância do fortalecimento emocional para aproximadamente 40 assistidos do CREAS. O evento, realizado na Orla da cidade, foi marcado por práticas de acolhimento e escuta.
Segundo o Coordenador do CREAS, Nelson Alves, a atividade contou com uma “participação ativa do público alvo assistido. O nosso objetivo foi aprimorar e fortalecer o equilíbrio das emoções e incentivar o controle dos pensamentos, sentimentos e ações que determinam o seu comportamento, diante de situações adversas e proporcionando maior clareza e foco na solução de problemas que enfrentam”, destacou.
Na ocasião, a educadora física e diretora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Elenice Carvalho, ressaltou que “a atividade é um resgate da valorização pessoal. Dessa forma, a pessoa pode se conhecer um pouco melhor, já que somos dotados de emoções e sentimentos que não devem ser desprezados. Precisamos colocá-las para fora de uma maneira sem que haja prejuízos”, explicou.
CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública de abrangência municipal ou regional. Referência para a oferta de trabalho social às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O Centro ainda é articulador de proteção social especial de média complexidade, sem rompimentos de vínculos.
O objetivo é contribuir para o fortalecimento da família, bem como a inclusão das mesmas no sistema de proteção social e nos serviços públicos; restaurar e preservar a integridade e a autonomia dos usuários; romper com padrões violadores de direitos; reparar danos e a incidência de violação de direitos; e prevenir a reincidência de violações de direitos.