Palmas
Unidades de Conservação do Tocantins iniciam temporada de queimas prescritas
Ação controlada e planejada busca prevenir incêndios florestais de grandes proporções

As Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciaram a temporada 2025 de queimas prescritas, uma prática essencial de prevenção e controle de incêndios florestais. A ação faz parte da estratégia do Manejo Integrado do Fogo (MIF), metodologia que alia ciência, tradição e gestão comunitária do fogo.
Nesta semana, as equipes do Parque Estadual do Lajeado (PEL), do Parque Estadual do Cantão (PEC) e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) deram início aos trabalhos, dadas as condições climáticas seguras para executar a queima controlada.
A meta é realizar queimas prescritas em todas as Unidades de Conservação do Tocantins ao longo da temporada. “Tradicionalmente, o Naturatins inicia esse diálogo com as comunidades já em abril, mês em que também começamos as queimas preventivas. O Jalapão, por exemplo, apresenta condições ideais mais cedo e, depois, as ações se expandem para outras UCs conforme o clima permitir. A janela ideal para a realização dessas queimas vai de abril até o fim de junho”, explica a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), Perla Ribeiro.
Além do trabalho em solo, o uso de helicóptero será ampliado nesta temporada para facilitar o acesso a áreas mais remotas e de difícil alcance.
As queimas prescritas são conduzidas com rigor técnico e ocorrem apenas sob condições climáticas específicas — como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos — para garantir segurança e eficácia. A ação não deve ser confundida com incêndios criminosos ou acidentais, pois trata-se de um procedimento planejado, com autorização legal e objetivos de conservação ambiental.
O planejamento é feito em conjunto com as comunidades locais, respeitando os saberes tradicionais ligados ao uso do fogo para agricultura, pecuária e extrativismo. As reuniões participativas, que iniciaram em abril, fazem parte do Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC), que valoriza o envolvimento e o conhecimento das populações que vivem dentro ou no entorno das UCs.
-
Política7 horas ago
TRE-TO define ações e planejamento para as Eleições 2026 no Estado
-
Política7 horas ago
Símbolo de seu crescimento, inédito 2º turno municipal marca os 36 anos de Palmas
-
Política7 horas ago
Prêmio IEL Talentos 2025: estagiários do TRE-TO podem se inscrever até 31 de maio
-
Estado7 horas ago
Governo do Tocantins antecipa pagamento e servidores recebem salários com reajuste de 4,17% nesta quarta-feira, 28
-
Política7 horas ago
Programa “60 Minutos” fortalece a gestão processual e promove aprendizado coletivo na Justiça Eleitoral do Tocantins
-
Palmas8 horas ago
Conferência Municipal da Cidade de Palmas chega à 7ª edição com foco em desenvolvimento urbano sustentável
-
Política7 horas ago
Servidora do TRE-TO participa do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário
-
Brasil10 horas ago
Quatorze radares de Araguaína são aferidos pela Agência Estadual de Metrologia