Connect with us

Cidades

Tocantins recebe viaturas para Delegacias da Mulher do Estado durante lançamento do Pronasci, em Brasília

Relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II) ocorreu nesta quarta-feira, 15

Published

on

Secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, foi a Brasília para participar do lançamento do Pronasci II - Foto: Isaac Amorim/MJSP

 

O Governo do Tocantins, representado pelo titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, esteve, nesta quarta-feira, 15, presente no relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), do Governo Federal, em Brasília (DF).

O Pronasci tem como objetivo articular ações de segurança pública para prevenção, controle e repressão da criminalidade. O programa terá cinco grandes eixos: enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; fomento às políticas de segurança pública com cidadania com foco em territórios vulneráveis e altos índices de violência; políticas de cidadania com ensino formal e profissionalizante para presos e egressos; apoio às vítimas da criminalidade; e combate ao racismo estrutural.

 

Já como parte das ações do primeiro eixo do Pronasci II, o Governo Federal entregou, aos estados e municípios, 270 viaturas para fortalecer o patrulhamento preventivo, a investigação policial, o acompanhamento de medidas protetivas de urgência e o atendimento qualificado no combate à violência contra a mulher. O Tocantins receberá, ao todo, seis novas viaturas, sendo três para a Patrulha Maria da Penha (todas para Palmas) e três para as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (uma para Araguaína, uma para Palmas e uma para Gurupi).

 

O titular da SSP-TO ressalta a importância da retomada do programa. “O Pronasci vem para somar à construção de uma política pública eficaz no enfrentamento à criminalidade nos estados brasileiros”, completou Wlademir Costa. O secretário ainda destacou a entrega das viaturas para reforçar o combate à violência contra a mulher. “Agregando às ações que já estamos desenvolvendo para a proteção de vítimas de violência doméstica no Tocantins, as novas viaturas serão fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento das nossas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher”, enfatizou o secretário.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reforçou a atuação da Segurança Pública para a garantia de direitos da população. “As pessoas se perguntam se segurança é polícia ou é social. O Pronasci está aqui para mostrar que os dois se complementam, um não anda sem o outro. Segurança também é política social, não é apenas lei e ordem”, afirmou.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou durante o evento o Decreto de Lei n° 11.530, de 24 de outubro de 2007, que institui o Pronasci II, garantiu que reunirá os esforços necessários para que o programa funcione em todos os estados. “Fico feliz com a recuperação desse programa, porque o papel do Estado é cuidar das pessoas. O Governo não pode ser omisso aos problemas da Segurança Pública. Não faltarão os recursos necessários para implantar o Pronasci na sua plenitude”, completou o presidente.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Secretário Extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Jr, ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa – SSP/Governo do Tocantins file_download

Secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, junto ao secretário Nacional da Segurança Pública, Tadeu Alencar – SSP/Governo do Tocantins file_download
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas