Palmas
Tocantins gera 1.138 novos empregos em setembro e se destaca na Região Norte
Políticas públicas fomentadas pelo Governo do Tocantins permitem cenário favorável à geração de empregos no Estado
O Tocantins apresentou resultados positivos no mercado de trabalho em setembro de 2024, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O estado registrou 10.850 admissões e 9.712 desligamentos, resultando em um saldo de 1.138 novos postos de trabalho. Este desempenho coloca o Tocantins como o terceiro estado da Região Norte em geração de empregos, atrás apenas do Pará, que lidera com 8.569 novos postos, e do Amazonas, com 2.663.
No acumulado de janeiro a setembro, o Tocantins gerou 10.082 novos empregos, ocupando a quarta posição entre os estados do Norte. O Pará continua na liderança com 46.175 novos postos, seguido pelo Amazonas (32.394) e Rondônia (11.326).
Esses números são resultado do trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, através das políticas públicas implementadas por Wanderlei Barbosa, como o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). “Através do PICS, temos conseguido manter o mercado econômico tocantinense sempre aquecido, com geração de emprego em diversos setores, colocando o Estado com os melhores índices entre as federações”, comentou o secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Antônio Souza, que complementou: “O governo tem trabalhado em estreita colaboração com o setor produtivo, buscando criar um ambiente favorável para novos investimentos e para a manutenção dos empregos existentes”.
O setor de Serviços foi o principal responsável pela criação de empregos em setembro, com um saldo positivo de 744 postos de trabalho, resultante de 4.222 admissões e 3.478 desligamentos. O Comércio também apresentou desempenho positivo, com 384 novos postos, após 3.244 admissões e 2.860 desligamentos.
Em setembro, o Tocantins também se destacou em termos de salário médio real de admissão, que atingiu R$ 1.824,64, representando uma variação de 2,30% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Essa variação coloca o estado como o segundo na Região Norte, apenas atrás do Acre, que registrou um aumento de 2,33%.
Por fim, o saldo positivo de 259.297 tocantinenses empregados em setembro representa uma variação de 0,44% no total de empregos formais no estado, reforçando a recuperação e o dinamismo da economia tocantinense, mesmo diante de desafios econômicos.