Connect with us

Cidades

Técnicos da Marinha de Brasília inspecionam balsas para travessia em Porto Nacional

Vistoria está marcada para esta quarta-feira, 27, em Porto Nacional; com o laudo e demais documentos, a concessionária dará entrada no pedido de liberação dos serviços de travessia

Published

on

A vistoria está marcada para acontecer amanhã, quarta-feira, 27, em Porto Nacional

A concessão a uma empresa privada para operar a travessia do Rio Tocantins em Porto Nacional, por meio de duas balsas, impossibilita a gratuidade dos serviços aos usuários. Mas, o Governo do Estado, após negociação com a concessionária do serviço, conseguiu com a concessionária a isenção de pagamento da travessia para pedestres e ciclistas, bem como para os veículos oficiais das polícias Civil e Militar, bombeiros e ambulâncias.

O início da travessia das balsas só está dependendo do laudo de vistoria das embarcações pelos técnicos da Marinha do Brasil, que vieram de Brasília (DF) para Palmas nesta terça-feira, 26. A vistoria está marcada para ocorrer nesta quarta-feira, 27, em Porto Nacional. Com o laudo e demais documentos, a concessionária dará entrada no pedido de liberação dos serviços junto à Agência Tocantinense de Regulação (ATR), que, após análise, poderá emitir a autorização de travessia.

A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) já está com os laudos e as autorizações de utilização dos dois portos (ancoradouros) aprovados, tanto do lado leste quanto do lado oeste do rio. Assim, o transporte via duas balsas poderá ser iniciado o mais tardar na quinta-feira, 28, caso os trabalhos da Marinha só terminem no final do dia 27.

Ponte

Paralelamente, técnicos da Ageto e da empresa de consultoria especializada em pontes, Laboratório de Sistemas de Estruturas (LSE), continuam com levantamento das condições da ponte. Inclusive, vão ser instalados aparelhos específicos para levantamento eletrônico dos dados e condições dos componentes da estrutura para averiguação do real comprometimento de segurança da ponte.

Conforme o resultado desses trabalhos, previstos para serem finalizados em torno de 60 dias, com o laudo em mãos, o Governo poderá, se for o caso, liberar o tráfego na ponte para carros de pequeno porte, e em médio prazo para veículos de porte médio. Não será o caso de veículos de grande porte, mas paralelo a isso, o Governo vem trabalhando para viabilizar o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que possibilitará a captação dos recursos necessários para a construção de uma nova ponte.

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas