Cidades
Servidores municipais debatem etapas de elaboração do PPA 2022-2025
No encontro desta quinta, 12, reuniram-se servidores do eixo ‘Humanização e Cidadania’; amanhã será a vez do eixo ‘Governança institucional e exequibilidade’

O eixo ‘Humanização e Cidadania’ do Grupo Técnico responsável pelo processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 de Palmas se reuniu nesta quinta-feira, 12, às 14h30. Com a participação de 47 servidores públicos, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplag) orientou sobre as etapas da construção do projeto: elaboração do diagnóstico setorial, realização das câmaras técnicas e da consulta popular e estruturação do PPA, que tem como lema “Palmas para o Amanhã”. O Grupo Técnico é composto por servidores da Prefeitura de Palmas e da Câmara Municipal.
A diretora de Planejamento da Seplag, Idiane Abreu, destacou que o planejamento é a forma de orientar as ações do poder público para que não sejam feitos investimentos e gastos de improviso. “As ações da gestão pública devem ser adotadas no sentido de atender as demandas da sociedade, mas de forma coordenada, para que haja continuidade e coerência. E a elaboração do PPA envolve mais que os servidores públicos, por isso também será discutido com outros atores da sociedade. É fundamental a participação dos cidadãos no planejamento dos próximos quatro anos”, destaca Idiane.
Os programas temáticos do PPA 2022-2025 são divididos pelos eixos estruturantes, ficando o eixo ‘Humanização e Cidadania’ composto pelos seguintes programas: Palmas com Educação, Juventude, Esporte e Lazer; Palmas com Saúde e Proteção Social; Palmas com Habitação Digna. O eixo ‘Dinamismo Econômico e Fluidez Urbana’ tem os programas temáticos: Palmas com Fluidez Urbana; Palmas da Sustentabilidade; e Palmas com Economia Forte. O eixo ‘Governança Institucional e Exequibilidade’ reúne o programa temático Palmas da Governança e da Transformação.
O que diz a lei?
Constituição Federal/1988
– Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I – O plano plurianual;
II – As diretrizes orçamentárias;
III – Os orçamentos anuais.
§ 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
-
Brasil2 dias ago
Municípios são orientados sobre o prazo para realização das Conferências Municipais das Cidades
-
Palmas2 dias ago
Aterro Sanitário de Palmas será ampliado com a construção de nova célula
-
Brasil2 dias ago
Naturatins intensifica fiscalização e apreende mais de 6 mil metros de redes de pesca e 84 kg de pescado no Tocantins
-
Brasil2 dias ago
Presidente da ATS visita municípios para traçar plano de universalização do Saneamento no Tocantins
-
Palmas2 dias ago
Vacinação contra influenza segue disponível em Palmas até 31 de julho
-
Cidades2 dias ago
Obra de recuperação da ponte na Avenida Teotônio Segurado avança com concretagem de pilares
-
Cidades2 dias ago
Máquinas de recarga começam a ser instaladas em estabelecimentos credenciados da Capital
-
Política2 dias ago
Governo do Tocantins concede mais de 7,7 mil progressões para servidores