Cidades
Semus informa que testagem de covid-19 será feita por demanda espontânea até 31 de dezembro
A medida visa agilizar o atendimento da população que apresente sinais e sintomas da enfermidade
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que a partir desta terça-feira, 20, até o dia 31 de dezembro, os testes de covid-19 serão realizados por demanda espontânea e que o atendimento será destinado às pessoas que apresentarem sinais e sintomas e que tiveram contato. Conforme a diretora da Atenção Primária, Lorena Correa, quem já fez o agendamento, pode ficar tranquilo, pois a vaga está garantida.
Com relação aos atendimentos que estavam sendo realizados aos finais de semana na Unidade de Saúde da Família Arno 61 (503 Norte), a diretora informa que será feita uma pausa nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, sendo o serviço retomado somente no próximo ano, conforme necessidade e cenário epidemiológico. Para fazer o teste, o usuário deve apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)
A rede municipal de saúde de Palmas conta com 34 USFs, sendo que a testagem da covid pode ser feita durante o horário de funcionamento das unidades (das 7 às 19 horas). O teste rápido passa a ser feito mediante alguns critérios preestabelecidos, como apresentar sintomas gripais e integrar um dos seguintes grupos: idosos, gestantes, crianças, pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança, profissionais da saúde, pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), que necessitam de transferência para hospital ou que necessitem de diagnóstico imediato para qualquer conduta médica.