Cidades
Relatos de experiências pedagógicas encerram programação do Circuito A – Aprendizagem
Cerca de 400 profissionais, dentre gestores, supervisores, coordenadores e professores, participaram da formação
Com mais 11 relatos de projetos pedagógicos desenvolvidos na rede municipal de ensino, a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed) encerrou, na tarde desta sexta, 4, a programação do Circuito A – Aprendizagem. O evento teve início na quinta-feira, 3, na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, e foi realizado com o objetivo de fortalecer a formação continuada e a aquisição de novos conhecimentos, por meio dos relatos de experiências pedagógicas. Cerca de 400 profissionais, entre gestores, supervisores, coordenadores e professores, participaram da formação.
Durante os dois dias de programação foram feitos mais de 20 relatos de práticas pedagógicas realizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas. Além das experiências compartilhadas por meio dos projetos, os educadores presentes também participaram da palestra ‘Encontros poéticos e estéticos na educação infantil’, proferida pela pedagoga Suzilane Gonçalvez Lima, professora da rede municipal de Santana de Parnaíba, em São Paulo.
A diretora do Cmei Criança Feliz, Fabrina Nogueira Rodrigues, foi uma das gestoras que compartilharam seus relatos. Ela, que abordou o tema ‘Contextos Investigativos na Educação Infantil’, destacou a importância do Circuito A – Aprendizagem para aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. “Esse compartilhamento de relatos é muito enriquecedor, pois conseguimos visualizar os contextos em que são desenvolvidos os projetos, os resultados positivos e isso nos inspira, nos torna multiplicadores das boas práticas”, avaliou.
Ainda na tarde desta sexta-feira, foram apresentados relatos sobre os seguintes temas: ‘Projeto Investigativo de Turma: o reino encantado dos alimentos’ (Cmei Recanto Infantil); ‘Projeto Amar – Práticas Inclusivas’ (Cmei Lucas Ruan); ‘Projeto Formação em Contexto (Cmei Cantinho do Saber); ‘Projetos Pequenos Construtores’ (Cmei Fontes do Saber), dentre outros.
Para a secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, o evento trouxe mais uma oportunidade de aperfeiçoamento dos profissionais da Educação Infantil, por meio da troca de experiências. “Foram dois dias de programação intensa, com relatos de práticas pedagógicas exitosas, discussões e palestras. Tenho certeza de que nossos profissionais extraíram o máximo de conhecimento desses momentos e isso é essencial para que a nossa rede continue sendo referência na qualidade do atendimento às nossas crianças”, avalia.