Cidades
Reformas e construção de novas unidades são destaque na Educação
Ano letivo também foi marcado pelo retorno da maior feira estudantil do Norte do País
Após superar as consequências do período da pandemia e efetivar o retorno das atividades presenciais nas unidades da rede municipal, o ano letivo de 2022 se destacou pelos investimentos realizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), na construção de novas unidades de ensino e sobretudo na manutenção da estrutura já existente.
Três Centros de Educação Infantil (Cmeis) estão sendo construídos com recursos na ordem de R$ 6.961.369,05. Mundo Feliz, na Arse 111, Juscéia Garbelini, no setor Santo Amaro e Cachinhos Dourados, na Arse 142. Mas são as reformas e ampliações nas unidades já em atividade, que objetivam manter a estrutura e a qualidade das instalações diante do permanente aumento da demanda, que representam a maior parte dos investimentos.
No total, foram 84 frentes de trabalho em escolas e Cmeis abrangendo desde ampliação e construção de novas salas à instalação de sistemas de energia solar e perfuração de poços. As reformas abrangeram quadras poliesportivas, banheiros, cozinhas, caixas d’água, telhados, calhas, sistemas de drenagem pluvial e pisos, além da implantação de passarelas e sistemas de combate a incêndio. Também foram realizadas pinturas, substituição de sistemas elétricos, construção de abrigos de gás, revitalização do paisagismo e construção de espaços para atividades extraclasse. Nestas obras, foram investidos R$ 13.330.457,12.
Ampliação da oferta de vagas
Os investimentos em reformas e construção de novas unidades têm como objetivo manter a oferta de vagas que garantam às crianças o acesso ao estudo. Em 2022, o número de vagas disponibilizadas pela rede municipal foi maior que o número de matrículas efetivadas na Educação Infantil (13.670 vagas e 12.616 matrículas efetivadas) e no Ensino Fundamental (32.636 vagas e 30.321 matrículas efetivadas). Do total geral de 43.462 matrículas, 12.111 foram em 19 unidades de tempo integral.
A situação deve se repetir em 2023. Com a disponibilização de 4.770 novas vagas para creches, subiu para 7.352 o total de vagas para estudantes novatos. As 1.801 novas vagas para a pré-escola perfazem um total de 8.309. As 492 novas vagas das séries iniciais e as 342 das séries finais totalizam 7.405 vagas em todas as etapas de ensino fundamental, além das rematrículas.
Formações continuadas
A qualidade do ensino não se mantém apenas com investimentos em infraestrutura. Profissionais qualificados são essenciais ao trabalho com alunos de todas as fases, fato que motivou a Semed a atender todos os segmentos presentes nas unidades educacionais, desde professores a gestores, supervisores, orientadores, vigias, secretários, coordenadores financeiros, merendeiras e técnicos em geral.
Eventos de formação como Ciclo Formativo de Matemática, Conferência Municipal de Educação, Por dentro da Alimentação Escolar, Formação de Cuidadores Educacionais na Prática, Mesa Alfabetizadora, Formação e Treinamento de Orientadores Educacionais, Programa Dinheiro Direto na Escola e suas Ações Integradas, Políticas Públicas de Transporte Escolar, Oficinas de Planejamento da Aprendizagem para professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, Formação em Arquivologia e Educação Especial, entre outros temas de sensível importância, qualificaram 7.953 servidores da pasta durante o ano letivo.
Faes e Fecit
Após dois anos sem a realização de grandes eventos presenciais, 2022 foi marcado pelo retorno da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, a Fecit, maior feira de educação da região Norte do País que é realizada desde 2014 e já faz parte do calendário oficial do Município.
A 7ª edição da feira, realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues entre os dias 9 e 11 de novembro, trouxe como tema o ‘Bicentenário da Independência’ e teve a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino nas etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), Graduação e Pós-Graduação. No total, foram 43.163 alunos e 2.254 professores atendidos com as ações, com a participação de aproximadamente 85 mil visitantes durante os três dias do evento.
O Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), é realizado anualmente com o objetivo de revelar talentos artísticos de alunos e professores de Palmas, enfatizando a criatividade e valorizando a arte e a cultura regional. Plataforma ideal para a expressão cultural de variadas linguagens. A 14ª edição do Faes 2022 foi a maior edição em número de participantes e contou com as mais elaboradas apresentações desde sua criação. Estudantes de 62 escolas municipais e quatro colégios estaduais atraíram 1.400 espectadores nos quatro dias do evento, com suas performances em música, dança, artes visuais, literatura e teatro.
Educação Alimentar
Contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis por parte dos educandos da rede de ensino municipal. Com esse objetivo, foi realizada em 2022 a 2º edição do projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’. Por meio de palestras sobre alimentação saudável segundo os conceitos do Ministério da Saúde e premiações às unidades educacionais que mais se empenhassem na realização das ações de educação alimentar, o projeto alcançou a mobilização de 50 escolas, cujas ações foram acompanhadas e avaliadas pela equipe de nutricionistas por meio de relatórios enviados mensalmente. A primeira edição realizada em 2021 teve a participação de 16 unidades.
Saúde do Educador
Com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais agradável e convidativo, estimulando o engajamento dos alunos na busca pelo conhecimento, a Semed implementou o projeto Saúde do Servidor e realizou ações para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho, buscando alinhar as necessidades e o bem-estar dos profissionais da educação à missão institucional da pasta.
Por meio deste projeto, foi montado um estande na Fecit com o objetivo de promover a conscientização de servidores e participantes acerca dos cuidados com a própria saúde, realizar momentos de relaxamento, ginástica laboral e automassagem, além de divulgar o próprio Saúde do Educador.
Durante o ano letivo, também foram realizadas a Caravana da Saúde do Servidor, a Gincana do Servidor Público e a Gincana Solidária da Saúde do Servidor, a primeira Feira do Exercício, o projeto Viva Bem na Hidro, a formação Impactos das Memórias na saúde do Educador, a I Jornada de Saúde Emocional para Educadores, Supervisores e Orientadores e a palestra de abertura do Profuncionário 2022, atingindo percentual significativo do quadro docente e demais trabalhadores das unidades de ensino e da sede da Semed.
Projeto Germinar
O projeto que fomenta as atividades produtivas nas escolas divulga a educação alimentar mediante orientação didático-pedagógica, além de promover a saúde da comunidade escolar por meio da alimentação saudável e de baixo custo. Permeando as interfaces econômica, educacional, cultural e alimentar da escola, o projeto também mantém roças em diversas unidades, que se tornam laboratórios vivos para diferentes atividades didáticas.
Em 2022, a ETI Eurídice Ferreira de Melo e as escolas municipais Henrique Talone Pinheiro, Beatriz Rodrigues da Silva e Francisca Brandão obtiveram duas safras de milho no primeiro semestre do ano, além da manutenção das hortas. No Cmei Pequeninos do Cerrado, foi desenvolvido o projeto Morangolândia, com experimentos da cultura do morango.
O plantio de abacaxi nas unidades Daniel Batista e Lúcia Sales Pereira Ramos aconteceu no segundo semestre, juntamente com a finalização parcial da Mini Granja Germinar localizada na ETI Aprígio Thomas de Matos, onde foi feita uma primeira experiência com 100 aves de corte. Para finalizar o ano, foi realizado o plantio de milho em larga escala em quatro unidades educacionais. A colheita será no retorno às aulas do ano de 2023.
Ideb
O Ministério da Educação (MEC) divulgou em setembro os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, e Palmas registrou um excelente desempenho, ficando em 1º lugar entre as capitais nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com nota 5,6; e em 2º nos iniciais (1º ao 5º ano), com 6,1 de avaliação. Esse resultado é fruto de muita dedicação, responsabilidade e parceria entre alunos, pais e servidores. A educação municipal de Palmas se consagra a cada dia como uma das melhores do País.
Abono salarial
A prefeita Cinthia Ribeiro concedeu abono salarial à educação. As escolas com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) receberam 100% da remuneração e os demais profissionais, 80%.