Estado
Projeto ‘Cinema no AP’ muda rotina de pacientes internados no HGP Ação de humanização no atendimento hospitalar contempla
Ação de humanização no atendimento hospitalar contempla aproximadamente 300 usuários por mês

Uma ação tem feito a diferença para diversos pacientes internados no Hospital Geral de Palmas (HGP). O projeto ‘Cinema no AP’, idealizado por meio do setor de Humanização, busca minimizar o impacto da hospitalização, a ansiedade e levar entretenimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação contempla em torno de 300 usuários por mês.
Uma destas pacientes é a dona de casa, Gracilene Rodrigues, moradora de Palmas que está internada. “Amei este projeto pois ajuda a distrair e esquecer os problemas de saúde. A gente desliga um pouco da rotina e me senti muito bem com isso”, comentou.
De acordo com a supervisora de Humanização do HGP, Goiamara Borges, “esta iniciativa tem uma grande relevância para nossos pacientes e acompanhantes, é desenvolvido focado na assistência humanizada, seguindo a Política Nacional de Humanização e tem mudado a rotina destas pessoas. Contamos com uma equipe capacitada e empenhada, que atua para atender os pacientes e voluntários que colaboram”, afirmou.
A servidora Maysa Sousa é uma das profissionais do setor de Humanização e atua na ludoteca. ”É uma forma de a gente levar entretenimento e vejo a alegria dos pacientes quando chego com o cinema no leito. Tal iniciativa tem um papel fundamental que auxilia na recuperação dos usuários que vêm sendo assistidos pela equipe multiprofissional. É gratificante meu trabalho”, concluiu.
Como funciona?
Após os pacientes agendarem o horário e escolherem o filme, de segunda a sábado, no Setor de Humanização, leva um equipamento de TV e um DVD com a opção de escolha de filmes pelo paciente e acompanhante que assistirão no apartamento. A programação dispõe de filmes conhecidos do grande público e documentários.
Como colaborar?
Para ajudar a ampliar o projeto e beneficiar mais pacientes, as instituições, empresas ou pessoas que desejam ser voluntárias doando Dvds, TVs ou rack móvel podem entrar em contato com o setor de humanização do HGP pelo telefone (63) 3218-7898.
Edição: Jakelyne Monteiro
-
Cidades2 dias ago
Governo do Tocantins prorroga cadastro para expositores interessados em participar da edição comemorativa da Agrotins 25 anos
-
Cidades2 dias ago
Tem inicio campanha Abril Azul de conscientização sobre autismo
-
Cidades2 dias ago
2º Encontro de Pais de Autistas é realizado no Tocantins
-
Política2 dias ago
Governador Wanderlei Barbosa envia para a Aleto projeto de lei que prevê CNH gratuita à população de baixa renda
-
Cidades2 dias ago
Detran/TO realiza leilão de mais de 400 veículos
-
Cidades2 dias ago
Renovado o contrato para manter travessia gratuita por barcos em Aguiarnópolis
-
Cidades2 dias ago
Regulamento define critérios e normas para expositores na Agrotins 25 anos
-
Cidades2 dias ago
Detran alerta sobre prazo para finalização de processos de CNH vencidos em 2024, que encerra na segunda-feira, 31