Cidades
Profissionais de saúde são qualificados para implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Alinhamento das ações tem como objetivo formar multiplicadores
Nesta sexta-feira, 1°, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) promoveu um encontro com profissionais de saúde para discussão e capacitação do processo de implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) na atenção primária. O alinhamento ocorreu pela manhã, na Fundação da Escola de Saúde Pública (Fesp) e visa formar multiplicadores.
Segundo a enfermeira Ester Monteiro, que atua pela Semus, essa é uma iniciativa que tem em vista fortalecer a promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. “Esse primeiro encontro com os profissionais representantes das unidades foi para iniciar a formação de tutores que serão multiplicadores da estratégia dentro das unidades e do seu território.”
Para a enfermeira da USF Walter Pereira Morato, localizada no distrito de Taquaruçu, Joelma Sousa, que atua há cinco anos no local, essa é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e repassar essas informações importantes, em especial, às mães jovens que podem possuir maiores dificuldades na amamentação.
EAAB
A Semus ressalta que, com a implementação da estratégia, espera-se qualificar os profissionais para promover ações que estimulem o aleitamento materno por meio da identificação dos fatores e práticas que podem dificultar a amamentação e as práticas de alimentação complementar saudável. Essa abordagem considerará as particularidades de cada território e população, visando contribuir para a formação de hábitos saudáveis, o aprimoramento do perfil nutricional e o desenvolvimento pleno infantil.