Connect with us

Geral

Primeira rodada da pesquisa Vetor/Fieto no TO indica vitória de Carlesse no 1º turno

Published

on

Primeira rodada da pesquisa Vetor/Fieto no TO indica vitória de Carlesse no 1º turno

Foi divulgada nesta terça-feira (14) a primeira rodada da pesquisa do Instituto Vetor, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e TV Jovem/Record Tocantins. O resultado indica vitória de Mauro Carlesse (PHS) ao Governo do Tocantins ainda no primeiro turno. Para o Senado, lideram Siqueira Campos (DEM) e Vicentinho Alves (PR).

Ainda de acordo com o Instituto Vetor, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) são os candidatos à Presidência da República que concentram o maior número de votos dos eleitores tocantinenses.

Governador do Tocantins

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, a pesquisa Vetor/Fieto indica que Mauro Carlesse (PHS) possui 29% do total de votos. Carlos Amastha (PSB) aparece em segundo lugar, com 18%, seguido por Marlon Reis (Rede), com 7%. Os demais candidatos não tiveram 1% das menções. 13% afirmaram que votariam em ninguém, branco ou anulariam o voto. Os eleitores que afirmaram que não sabem em quem votar somam 31%, e 2% não responderam.

Na pesquisa estimulada, na qual o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, Mauro Carlesse continua na liderança, com 44% dos total de votos, seguido por Carlos Amastha, com 26%. Marlon Reis aparece em terceiro lugar, com 10%, seguido por Cesar Simoni (PSL) e Bernardete Aparecida (PSol), com 1% cada. Votos em ninguém, brancos e nulos somam 11%. Eleitores que afirmaram que não sabem ou não responderam correspondem a 7%.

Levando em consideração apenas os votos válidos e a margem de erro da pesquisa, Mauro Carlesse tem eleitorado variando entre 51% a 54% dos votos válidos, o suficiente para ganhar a eleição ainda no primeiro turno.

 

(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)

Governador do Tocantins: Rejeição

Carlos Amastha lidera a rejeição entre os candidatos a governador do Tocantins, com 17% dos entrevistados. Bernardete Aparecida é a segunda mais rejeitada, com 15%, seguida por Mauro Carlesse, que possui 13%. Marlon Reis tem 9%, e César Simoni, 8%. Eleitores que afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos somam 15%. Os que responderam que não sabem totalizam 19%.

(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)

Governador do Tocantins: 2º Turno

O Instituto Vetor também simulou vários cenários de segundo turno. O resultado indica vitória de Carlesse em todos os cenários em que participa. Confira nos gráficos.

(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)

Senadores

Na entrevista espontânea para senador, foram mencionados pelos eleitores: Siqueira Campos (DEM), Vicentinho Alves (PR), Irajá Abreu (PSD), Cesar Halum (PRB), Ataídes Oliveira (PSDB), Paulo Mourão (PT), Antônio Jorge (PSL), Farlei Meyer (PSL) e Melk Aires (PSoL).

Na estimulada, considerando-se apenas os votos válidos, Siqueira Campos e Vicentinho Alves seriam os dois candidatos eleitos. Ambos também lideram a rejeição dos eleitores para o cargo de senador.

(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)

Presidente da República

Essa primeira rodada de pesquisas do Instituto Vetor demonstra polarização da preferência do eleitor tocantinense para a presidente da República. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) lideram com larga vantagem à frente dos demais candidatos, tanto em intenção de votos, quanto em rejeição do eleitorado.

(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)
(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)

Avaliação de Mauro Carlesse como governador

O Insituto Vetor também apontou a avaliação do governo de Mauro Carlesse. Para 32% dos entrevistados, a atuação de Carlesse é considerada ótima ou boa; 45% afirmaram que é regular; para 15%, a administração atual é ruim ou péssima.

(Imagem: Instituto Vetor/Fieto)

Pesquisa

A pesquisa foi realizada de 08 a 12 de agosto e o intervalo de confiança é de 95% com margem de erro máximo estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro das pesquisas no Tribunal Regional Eleitoral foi realizado sob o número TO-02589/2018 (Governador e Senador) e BR-07108/2018 (Presidência da República).

Foram entrevistados 1000 eleitores do Estado do Tocantins com 16 anos ou mais na região urbana de 39 municípios, sendo eles: Almas, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Esperantina, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis e Xambioá.

Confira os dados da pesquisa na íntegra.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas