Política
Presidente da Aleto participa de posse da nova diretoria da ATM
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), e outros parlamentares, participaram na manhã desta terça-feira, 28, da posse da nova diretoria da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) no auditório da entidade em Palmas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), e outros parlamentares, participaram na manhã desta terça-feira, 28, da posse da nova diretoria da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) no auditório da entidade em Palmas. À frente da Associação tomou posse o prefeito de Talismã Diogo Costa, que foi reeleito para cumprir novo mandato no biênio 2023/2024.
Amélio manifestou satisfação por ter iniciado sua trajetória política como prefeito no município de Esperantina (TO) e por ter características municipalistas se colocou à disposição para ajudar, como presidente da Casa de Leis, todos os prefeitos e vereadores do Estado. O presidente da Aleto destacou que, na gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), as ementas parlamentares estão sendo pagas regularmente, e pediu ao chefe do Executivo a publicação de medida que permita que as emendas da Saúde sejam pagas diretamente (fundo a fundo) às prefeituras.
Presente na solenidade, Wanderlei Barbosa garantiu que não leva recursos aos municípios se não for por meio dos prefeitos, em respeito aos gestores locais. Ele afirmou que vai concluir as obras do programa “Tocando em Frente” e que irá inaugurar obras no Hospital Geral de Palmas (HGP) com entregas de UTI em Palmas, Paraíso e Araguaina. Garantiu que em 16 meses estará entregando o Hospital Regional de Araguaína (HRA), além de dar continuidade às obras da ponte de Porto Nacional e do Hospital Geral de Gurupi (HGR).
O chefe do Executivo garantiu que as portas do Palácio Araguaia estão abertas para todos os prefeitos, independentemente de siglas partidárias.
Municipalismo
O presidente da ATM, Diogo Borges destacou a característica municipalista do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, acrescentando que a ATM existe para defender e atender os municípios em suas demandas e necessidades. O líder dos prefeitos reempossado disse que nenhum prefeito é contra os pisos salariais da Enfermagem e da Educação, mas muitos municípios não conseguem pagar os valores estipulados nacionalmente, motivo pelo qual a entidade vai recorrer ao próprio governo federal, que autorizou o aumento. “Precisamos recorrer ao governo federal para obter ajuda aos municípios, e vamos novamente construir um biênio de muitas vitórias nessa nova gestão”, ressaltou.
Lideranças
As principais lideranças presentes na solenidade de posse, além das já citadas, foram os deputados Eduardo Fortes (PSD), Vanda Monteiro (UB), Gutierres Torquato (PDT), Jair Farias (UB), Luciano Oliveira (PSD), o vereador de Araguaína, Terciliano Gomes (SD), presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), e dezenas de prefeitos e vereadores.
ATM
A ATM comemora 31 anos de luta municipalista nesta sexta-feira, 28. Fundada em 1989 no município de Miracema, a entidade cresceu e se consolidou como uma das maiores entidades municipalistas do Brasil.