Cidades
Prefeitura de Porto Nacional realiza 1º encontro Produz Porto na comunidade rural Pau D’arco
O evento idealizado pela secretaria da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, deverá percorrer mais quatro comunidades rurais somente este ano
Sempre objetivando alavancar e incentivar a produção rural no município de Porto Nacional, a secretaria municipal de Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, realizou neste sábado, 19, o 1º encontro Produz Porto – Fomentando a produção rural. O evento, que contou com orientações, palestras e consultorias por meio do Sicredi, Sebrae e Ruraltins, também falou sobre a produção rural com o foco no manejo e conservação do solo. A programação aconteceu na comunidade rural Pau D’arco, localizada a cerca de 90 quilômetros da sede do município.
Além do projeto idealizado pela gestão municipal, a ação visa levar até a zona rural as ações que são executadas durante todo o ano em toda a zona rural pela secretaria de Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, como gradagem de solo, distribuição de calcário, frete de calcário, aberturas de cacimbas, implantação de hortas em cooperativas e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM. O encontro deverá percorrer ainda este ano mais três comunidades rurais, levando as orientações para a comunidade rural de Porto Nacional.
De acordo com a engenheira ambiental da Agricultura de Porto Nacional, Fernanda Soares, o projeto trará impactos positivos na comunidade rural. “Esse projeto faz total diferença na vida do produtor rural e consequentemente gera impactos positivos na agricultura familiar do nosso município. Essa ação além de levar conhecimento aos moradores da zona rural, molda a produção rural de acordo com a localidade e a necessidade daquela região, fomentando e fortalecendo a produção e o produtor rural”, pontuou Fernanda Soares.
Durante o evento, o presidente da Associação Rural Pau D’arco, falou sobre os impactos ao produtor rural devido a pandemia da Covid-19. “Atualmente a agricultura familiar está muito carente devido a pandemia que inclusive trouxe muito atrasos ao agricultor que ficou impossibilitado de trabalhar e hoje, vendo esse lindo projeto criado pela prefeitura de Porto Nacional, trazendo engenheiros, técnicos e diversos consultores é um avanço e uma oportunidade para a garantia do desenvolvimento na nossa produção”, explicou o produtor rural.
presenças
Também estiveram presentes no evento, a engenheira agrônoma da Agricultura Municipal, Bruna Gonçalves; Os servidores, Josué Garrido, Danielle Santana, Reinaldo Inácio, (Superintendência da Agricultura) Silvio Adriani (RURALTINS) , Eliane Morilha, Jacson, ( Sicredi) André Silva (Sebrae) , Roberto e João Vitor (Autovia Fiat).
Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação