Cidades
Prefeitura de Palmas participa da Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
As políticas públicas mantidas pela Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP) foram apresentadas na abertura da Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), edição 2022. O evento acontece no Rio de Janeiro e reúne representantes dos países membros: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além do Brasil. O encontro teve início nesta segunda-feira, 21, e segue até a próxima sexta-feira, 25.
O presidente da FJP, Nélio Nogueira Lopes, falou sobre os programas mantidos pela Prefeitura de Palmas e que estruturam o apoio a crianças, adolescentes e jovens da Capital. ”A Fundação da Juventude mantém programas diretos e em parceria com outros órgãos, nas esferas municipal, estadual e federal, além da sociedade civil, para assegurar o desenvolvimento pleno da presente e das futuras gerações”, comentou Lopes.
Ele destacou que esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Semana CPLP. “Estamos recebendo representantes da comunidade internacional que têm o idioma português em comum. É um momento histórico e de transição de nosso País, em que temos a oportunidade de partilhar conhecimentos e apresentar o que estamos realizando de mais positivo em nossas comunidades”, observou.
Neste primeiro dia do encontro, os participantes assistiram ao seminário “Juventude da CPLP: desafios e potencialidades para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável na CPLP”. Já para esta terça-feira, 22, na parte da manhã, está prevista uma visita guiada ao Cristo Redentor, um dos principais cartões postais brasileiros.
No período vespertino, será realizado o encontro com as Juventudes Cariocas, em que se pretende discutir os espaços para capacitação, intercâmbio e diálogo sobre as diferenças e similaridades das vivências experimentadas pelas juventudes na CPLP. Na mesma data, também ocorrerá a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Juventude da cidade do Rio de Janeiro, que deve contar com a participação de lideranças e organizações juvenis de todo o País.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Secom Palmas